Saúde

Seis pacientes morrem após falha na distribuição de oxigênio em hospital

Mortes foram registradas na manhã desta sexta-feira (19) no hospital Lauro Reus em Campo Bom no Vale dos Sinos
19/03/2021
Portal Adesso

     O Hospital Lauro Reus, em Campo Bom, teve falha na distribuição de oxigênio por cerca de 40 minutos na manhã desta sexta-feira (19). Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES), seis pacientes morreram no local. A instituição fará uma investigação para apurar se os óbitos estão relacionados ao problema enfrentado durante o turno. O item é essencial para manter a ventilação mecânica de pacientes intubados por Covid-19 na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e no setor de Emergência. 

     A assessoria de imprensa do Lauro Reus confirma que houve interrupção no fornecimento de oxigênio, mas que houve um problema pontual e que a situação já foi resolvida. Sobre óbitos, a assessoria informa que o hospital está fazendo avaliação do ocorrido e, se confirmar mortes por conta da "pane na distribuição", ocorrida nesta manhã, haverá abertura de uma sindicância interna.

     Procurados, o prefeito  de Campo Bom, Luciano Orsi e o secretário de Saúde, João Paulo Berkembrock, ainda não se manifestaram sobre o caso. O oxigênio que acabou é aquele que vem canalizado e é distribuído para os pacientes, não o oxigênio do cilindro", explica um funcionário do hospital que pediu para não ser identificado. Chorando, ele afirma que há muitas  mortes na Emergência e UTI do hospital. 



MAIS NOTÍCIAS