Geral

Padre comenta sobre o verdadeiro significado da Páscoa

Pe. Ricardo Fontana que atuou em Carlos Barbosa e é Pároco na Paróquia Sto Antônio de Bento Gonçalves participou do Prato Limpo
01/04/2021
Portal Adesso - Foto: Reprodução/ADESSO TV

     Muito mais do que presentes e ovos de chocolate, a Páscoa é uma das festividades mais importantes para a igreja católica, pois representa a ressurreição de Jesus Cristo. Durante a participação no programa Prato Limpo  do canal ADESSO TV  nesta quinta-feira (01), o Padre Ricardo Fontana que atuou muitos anos na comunidade de Carlos Barbosa e atualmente á pároco na Paróquia Santo Antônio de Bento Gonçalves, disse que o significado da Páscoa para o catolicismo é de lembrar a passagem da morte para a vida. É um momento de passagem, uma nova vida, um novo começo. 

     Conforme o Padre Ricardo, a palavra Páscoa significa passagem (vem da língua hebraica ‘pessah’). A antiga Páscoa comemorava a libertação do povo de Deus escravo no Egito quando atravessou o mar vermelho a pé enxuto, mais tarde, tornou-se a recordação do evento libertador na Festa das Semanas (ou das Colheitas). A celebração é o principal evento religioso e litúrgico do ano. Ela demarca o ritmo da vida litúrgica habitual. Ele explica que a cada domingo, celebra-se a Páscoa semanal, atualizando o santo e único sacrifício redentor de Jesus. Portanto, o coração do ano litúrgico é a Páscoa compreendida no seu tríduo: quinta, sexta e sábado e também no tempo pascal, 50 dias após o dia da páscoa.

     Sobre a celebração da Semana Santa, o padre destaca que a fé se baseia desde o domingo de Ramos, quando Jesus “entra triunfante em Jerusalém e é proclamando rei. Nós temos a festa da quinta-feira santa, onde se inicia da celebração do Tríduo Pascal, com a celebração da eucaristia, onde reuniu os discípulos, e tem ainda o lava-pés, que mostra simplicidade, doação, serviço para o próximo. Nesse período, somos convidados a sofrer, morrer e ressuscitar com Jesus Cristo”.

 Ovos de Páscoa

     Quanto à simbologia, os ovos de Páscoa, por exemplo, simbolizam o nascimento para uma nova vida, já que os cristãos do Oriente foram os primeiros a dar ovos coloridos na Páscoa com essa intenção. Já a galinha e o coelho são símbolos da fertilidade plena e estão associados à capacidade que a igreja tem de produzir novos discípulos e espalhar a mensagem de Cristo. Há ainda a luz das velas iluminando um novo caminho, os óleos santos, entre outros.

     Nesta sexta-feira Santa a Paróquia Santo Antônio de Bento Gonçalves terá uma extensa programação. Para conferir, basta acessar as redes sociais da paróquia. No facebook do Portal Adesso, vamos transmitir a missa que ocorre a partir das 9h. Ás 13h no lugar do programa Prato Limpo, o ADESSO TV vai transmitir o Espetáculo a Paixão de Cristo, gravado no município de Imigrante no ano passado. 


 Para assistir o programa Prato Limpo desta quinta-feira e a participação do Padre Ricardo Fontana, CLIQUE no Link Abaixo

https://www.facebook.com/watch/live/?v=788913932029647&ref=watch_permalink







     


 

MAIS NOTÍCIAS