Geral

Dia Internacional do Bombeiro é comemorado nesta terça

Data celebra a atuação dos profissionais que zelam pela segurança e saúde das pessoas
04/05/2021
Portal Adesso - Foto: Divulgação/Bombeiros Voluntários

     Nesta terça-feira, dia 4 de maio, é comemorado o dia Internacional do Bombeiro, data muito importante para todas as pessoas que desempenham essa profissão. A data foi instituída em 1999, após um trágico acidente ocorrido na Austrália, em que cinco bombeiros faleceram no ano de 1998. Além de comemorar o dia do Bombeiro, hoje também é comemorado o dia de Santo Floriano, padroeiro dos bombeiros.

     Quando pensamos na profissão, nos vem à cabeça o combate a incêndios, mas não é somente isso que é desempenhado. Esses profissionais são responsáveis por operações de busca e salvamento, prestar socorro em desabamentos e catástrofes, resgates em acidentes, busca de cadáveres, exercer função de salva-vidas, entre outras funções.

     O Comandante do Corpo de Bombeiros Voluntários de Garibaldi, Márcio Saldanha, destaca a importância da profissão para a sociedade. “Além de ser uma profissão muito gratificante, ela ajuda o próximo, sem escolha de gênero, cor ou classe social”. Saldanha comenta também sobre o seu sentimento perante a data comemorativa. “É muito gratificante a gente saber que tem um dia Mundial do Bombeiro. É uma data comemorada no mundo todo, então ficamos muito felizes”, afirma.

     Eduardo Carniel, comandante da Corporação de Bombeiros Voluntários de Carlos Barbosa também destacou a importância da data e comentou sobre a responsabilidade que o Bombeiro carrega perante a profissão. “Essa data é muito importante pois homenageia todas as pessoas que se empenham e se dedicam em prol da profissão. A gente sabe da missão e da responsabilidade que nós temos enquanto profissionais perante o zelo da saúde e da segurança das pessoas”, destaca.

     Além do dia Mundial do Bombeiro, há outras datas que celebram essa profissão. No dia 2 de julho, é celebrado o dia Nacional do Bombeiro e no dia 13 de julho, é comemorado o dia do Bombeiro Voluntário. 


MAIS NOTÍCIAS