Geral

Exclusivo: Possível crime ambiental em Garibaldi leva poluição a Santa Tereza

Fato ocorreu no início da semana, mas estava sendo omitido da comunidade
28/05/2021
Portal Adesso - Foto: divulgação
Anterior Próximo

     Nesta sexta-feira (28), a equipe do PORTAL ADESSO recebeu denúncia de moradores da comunidade de São Roque Figueira de Melo retratando que em uma empresa, ocorreu o  rompimento de uma das lagoas de tratamento de efluentes líquidos e assim, a mesma teria teria poluído o arroio Marrecão. De acordo com eles, o reservatório teria derramado milhares de litros de esgoto e dejetos no arroio. 

     Conforme os moradores, o fato teria ocorrido entre terça e quarta-feira (26), mas a informação teria sido omitida de autoridades ambientais. Buscando mais detalhes, nossa equipe verificou que nesta quinta-feira (27), a Prefeitura Municipal de Santa Tereza usou as redes sociais para emitir uma nota oficial, informando que o arroio Barra Mansa que recebe água do arroio Marrecão estava com forte odor e com coloração escura. Além disso, um grande volume de espuma tomava conta do arroio. 

     Procuramos a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Garibaldi e o secretário Anderson Dalla Rosa afirmou que o município já sabia do fato e está tomando todas as providencias “As investigações ficam a cargo da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (FEPAM) que é o órgão competente e responsável pelo licenciamento deste reservatório”, disse o secretário.

     Ainda conforme Dalla Rosa, os supostos dejetos teriam sido despejados por um frigorífico e na manhã desta sexta-feira (28), a Secretaria se reuniu com representantes da empresa para descobrir quais foram as causas desse derramamento. 

     A equipe do PORTAL ADESSO também conversou com o advogado ambientalista Saulo Baú, para saber quais as possíveis punições que podem ser aplicadas neste possível crime ambiental. Saulo disse que: “As possíveis punições dependem da análise que o Ministério Público fará sobre o caso, mas o fato pode acarretar desde multas em dinheiro, suspensão de licença ou até prisão, em casos mais graves”.

     Ainda nesta sexta-feira, a Prefeitura de Garibaldi emitiu Nota Oficial, esclarecendo sobre o caso e informando as medidas tomadas pelo município diante do possível crime ambiental.

     Nossa reportagem procurou o Ministério Púbico de Garibaldi para saber se o órgão recebeu alguma denúncia, porém, o promotor Paulo Majabosco estava em reunião e não conseguimos contato até o fechamento desta matéria.

     Confirma na íntegra a Nota da Prefeitura Municipal de Garibaldi

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Na quarta-feira (26), o poder público municipal recebeu uma denúncia anônima que relatava mau cheiro e coloração escura na água do Arroio Marrecão. 

A Secretaria do Meio Ambiente buscou as possíveis causas para esclarecer o que estaria ocasionando a alteração nas características das águas. 

Com as investigações, constatou-se que o ocorrido era decorrente do rompimento de uma das lagoas de tratamento de efluentes líquidos de uma empresa.

Ainda hoje (28), o secretário Anderson Dalla Rosa está comunicando a FEPAM – órgão responsável pelo licenciamento ambiental da empresa – para que sejam tomadas as devidas providências. Também notificou a empresa para prestar os esclarecimentos, e permanece acompanhando de perto a situação.

MAIS NOTÍCIAS