Geral

Prefeitura de Garibaldi fez licitação para pavimentar rua em Carlos Barbosa

Grave falha está no Portal da Transparência em licitação feita em 2020 pela antiga administração
09/09/2021
Portal Adesso - Imagens: Reprodução Portal da Transparencia
Anterior Próximo

     Parece brincadeira ou piada, mas informações encontradas no Portal da Transparência do município de Garibaldi, mostra que funcionários da secretaria municipal de obras sequer conheciam onde fica a divisa entre as cidades de Garibaldi e Carlos Barbosa.

     A concorrência n° 40/2020 aberta em 16 de outubro de 2020, tinha como objeto contratar empresa para execução de obra de pavimentação com paralelepípedo de basalto na rua Agostinho Carrer, que fica próxima a RSC 453, a rodovia Rota do Sol. Para situar a via, é a rua que passa em frente a empresa Nutrire. 

     A licitação contemplava quatro lotes de obras em um valor total de R$ 734.990,05, sendo que a via que fica no município de Carlos Barbosa pertencia ao lote número 1 e o valor que seria investido era de R$ 36.08,241. Após a licitação, a homologação do contrato com a empresa prestadora de serviço ocorreu em 06 de novembro de 2020, durante a administração do ex-prefeito Antônio Cettolin, que tinha como secretário municipal de obras, Gerson Luiz Gatto. 

     No Portal da Transparência, ainda é possível ver a planilha do cronograma físico financeiro da obra, onde mostra a assinatura do ex-secretário de obras, e do engenheiro responsável Rafael Almada Trindade. O cronograma apresenta que a pavimentação teria um total de 50 metros de extensão e deveria ser feita em 60 dias. 

     O grande detalhe é que a rua não fica em Garibaldi e sim no município de Carlos Barbosa, fato que é grave e pode até causar a cassação do prefeito, pois se a obra fosse realizada seria crime de improbidade administrativa. 

     A atual administração só percebeu o problema quando o ex-secretário Luiz Antônio Possebon foi até o local e constatou que a rua que a antiga administração queria pavimentar não era a Agostinho Carrer, mas sim a estrada geral da comunidade de Linha Brasília em Carlos Barbosa. 

     Diante das irregularidades, a atual administração suspendeu o lote 1 da licitação no contrato de n° 155/2020. O cancelamento foi feito em 22 de fevereiro de 2021. 

Contraponto

- A atual administração de Garibadi não quis se manifestar a respeito do caso

- Não encontramos os antigos gestores para que se pronunciem sobre o erro. Se eles se manifestarem, publicaremos nova reportagem com a versão deles. 

 - Procuramos a prefeitura de Carlos Barbosa e em tom de brincadeira, o prefeito Everson Kirch disse que se a prefeitura de Garibaldi quiser: “Podem pavimentar mais uma via barbosense, eu agradeço”, disse Kirch.



MAIS NOTÍCIAS