Saúde

Saiba a diferença entre Gripe X Resfriado

05/06/2015
Portal Adesso

     A maioria das pessoas pensa que gripe e resfriado são a mesma coisa. Apesar de apresentar sintomas semelhantes, a gripe e o resfriado são doenças diferentes. Teoricamente o resfriado é menos nocivo ao corpo do que a gripe, que causa comprometimento em todo o corpo. O resfriado é coisa simples, mas a gripe deve ser levada a sério!

     O resfriado, em comparação com a gripe, apresenta um quadro mais leve, com coriza, obstrução nasal e irritação na garganta. Pode ser causado por diversos vírus, como rinovirus, adenovirus,  parainfluenza e sincicial. Os sintomas refletem mais as alterações causadas pelo vírus no nariz e na garganta. Geralmente não há complicações maiores, quando há febre, normalmente é baixa. O resfriado tem evolução rápida.

     A gripe não é tão simples como o resfriado. Pode apresentar os mesmos sintomas do resfriado, porém com um comprometimento geral do organismo, com febre alta, dores pelo corpo, sensação de mal estar, dores de cabeça, cansaço, fraqueza, tosses, calafrios. È uma doença causada pelo vírus influenza. Pode surgir inesperadamente e sua evolução é mais arrastada, podendo chegar a 1 ou 2 semanas. Pode evoluir para complicações mais severas, como sinusites, otites, bronquites e até pneumonia.

     A gripe é uma doença altamente contagiosa. Não é transmitida através de uso de copos, talheres ou outros instrumentos utilizados por uma pessoa gripada. Sua transmissão acontece quando uma pessoa gripada tosse ou espirra, pois se espalha pelo ar o vírus, e esse pode ser inalado por qualquer pessoa que esteja no ambiente contaminado. Por isso evita-se ficar em locais sem ventilação junto com pessoas gripadas.

     A vacinação é a melhor maneira de se prevenir da gripe e de suas complicações. A vacina deve ser tomada todos os anos, pois o vírus da gripe sofre mutações de uma temporada para outra.

 

MAIS NOTÍCIAS