Geral

Procon de Bento orienta população sobre promoções da Black Friday

Neste ano a data será celebrada no próximo dia 26
18/11/2021
Portal Adesso - Foto: Reprodução

     Como vem ocorrendo há vários anos, está sendo anunciada a Black Friday para o próximo dia 26. A data está cada vez mais próxima, e as promoções começam a ser antecipadas. Às vésperas do grande evento, com promessas de descontos no momento da compra, surge também o alerta do Procon de Bento Gonçalves, sobre como evitar cair em golpes e em falsas promoções.

     O Coordenador do Procon-BG, Maciel Giovanella, comenta sobre a importância de realizar pesquisas antes de realizar a compra. “É recomendável que o consumidor se mantenha atento às ofertas, fazendo o devido comparativo com os valores praticados anteriormente e com outros fornecedores, para aferir o verdadeiro valor comercial do produto ou serviço, não se limitando aos eventuais percentuais de descontos anunciados”, destaca.

     Nas palavras de Giovanella, “a descrição dos produtos ou serviços anunciados devem ser bem analisados, para que o consumidor adquira somente aquilo que corresponda ao efetivo interesse ou necessidade”, comenta. 

Compras online

     Ainda segundo o Coordenador do Procon-BG, ao adquirir produtos ou serviços por sites, é importante o consumidor se certificar da idoneidade do fornecedor, do histórico de cumprimento e resoluções das ofertas anunciadas, bem como ter a cópia das ofertas.

Compras em lojas físicas

     Nas compras realizadas em Lojas Físicas é aconselhável optar por comprar os produtos em estabelecimentos devidamente regularizados e que emitam nota fiscal. Os produtos expostos nas vitrines devem apresentar o preço à vista e, se vendidos a prazo, o total a prazo, as taxas de juros mensal e anual, bem como o valor e número das parcelas.

     Verifique se a embalagem do produto está lacrada, e se contém todas as informações necessárias (preço, quantidade, características, validade, identificação do fabricante ou importador, recomendações de restrição quanto à saúde e segurança do consumidor.

     Verifique a política de troca da loja, porque em compras realizadas em lojas físicas, não existe a obrigação de o fornecedor realizar troca imediata do produto. Porém, se a loja pratica esta política, peça por escrito o prazo eventualmente concedido para troca do produto por liberalidade.

     Guarde todo o material publicitário (jornais de oferta e panfletos, por exemplo). Nas Compras em Produtos de Mostruário Produtos de mostruário apresentam um percentual de desconto maior.


MAIS NOTÍCIAS