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Estado destinará até R$2 milhões para obras em estradas de Carlos Barbosa

Município está entre as 406 cidades que serão beneficiadas pelo programa Pavimenta
24/12/2021
Portal Adesso - Foto: Felipe Dalla Valle/Palácio Piratini

     O governo do Estado divulgou, na tarde desta quinta-feira (23), no Palácio Piratini, os municípios contemplados na segunda etapa do programa Pavimenta, coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedur). Entre os beneficiados desta etapa está o município de Carlos Barbosa, que deverá receber até R$ 2 milhões para investimentos de infraestrutura rodoviária.

     O município se enquadra na Faixa 2 do programa, que prevê o benefício para cidades com população entre 20 mil e 200 mil habitantes. Além de Carlos Barbosa, Canela, Gramado, Guaporé, Nova Prata, São Francisco de Paula, São Marcos e Veranópolis também receberão o mesmo valor.

     O governador Eduardo Leite também anunciou o novo aporte de R$ 190 milhões para atender mais 230 prefeituras. Ao todo, na primeira e segunda etapa, 406 cidades serão beneficiadas com a ampliação e melhoria da infraestrutura rodoviária, com investimento total de R$ 370 milhões, mediante a contrapartida das prefeituras. O valor é quatro vezes maior do que o que já foi investido em convênios para pavimentação nos últimos 10 anos. Com o novo anúncio, 100% dos municípios inscritos terão um projeto contemplado.

     O Pavimenta beneficiará projetos de pavimentação (asfalto ou bloco de concreto), terraplanagem, drenagem e microdrenagem (meios-fios, bocas-de-lobo e redes), sinalização e acessibilidade. O objetivo é incentivar a cultura e o turismo, acesso a bens, serviços e equipamentos públicos e aprimorar as condições para escoamento da produção, melhorando por consequência a qualidade de vida de todos os cidadãos.

     O lançamento do projeto e a publicação do edital ocorreram em 21 de junho, e os municípios tiveram 30 dias para inscrição. Foram 453 projetos recebidos de 406 prefeituras no Eixo B. As propostas apresentadas foram avaliadas por uma Comissão Especial Permanente, com rodadas de envio de comunicados e apresentação de recursos. As prefeituras habilitadas foram divididas por faixa conforme o número de habitantes.


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