Geral

Bento e Farroupilha estudam decretar estado de emergência devido à estiagem

Reuniões entre poder público, entidades e agricultores estão alinhando a decisão
06/01/2022
Portal Adesso - Foto: Divulgação

     A falta de chuva que atinge grande parte do Estado causou diversos prejuízos e tem preocupado as lideranças da região. Por conta disso, os prefeitos de Bento Gonçalves e Farroupilha estudam decretar situação de emergência nos municípios. Nestas cidades, os produtores já sofreram inúmeras perdas em suas plantações, ocasionadas pela estiagem.

     Em Bento, conforme a administração municipal, a situação é monitorada diariamente e diversas ações estão sendo realizadas para amenizar os prejuízos da seca. Na última terça-feira (04), uma reunião entre Secretaria da Agricultura e Subprefeitos de Tuiuty, Vale dos Vinhedos, São Pedro e Faria Lemos (localidades mais atingidas) foi realizada com o objetivo de buscar soluções para o momento delicado. Já há registros de falta de abastecimento de água em localidades do interior. Na região urbana a situação permanece estável até o momento. 

     Em Farroupilha a situação é semelhante. Uma reunião entre agricultores, entidades e o poder público, também realizada na terça, alinhou ações que darão início a produção do decreto. Os produtores já contabilizam os prejuízos e um grupo de trabalho foi montado para reunir as informações e iniciar a elaboração de laudos que sustentem o decreto. 

     Conforme dados da Defesa Civil (DC), até o momento, 144 municípios gaúchos já decretaram situação de emergência devido à estiagem. 


MAIS NOTÍCIAS