Política

Projeto prevê aumento de 45% para os funcionários da Câmara de Vereadores de Carlos Barbosa

Proposta de reajuste entrou na Casa Legislativa na última segunda-feira (07) e pode ser aprovada em até 15 dias.
09/03/2022
Portal Adesso
Anterior Próximo

     Enquanto na iniciativa privada as empresas, comércio e prestadores de serviços, lutam para permanecerem abertos e manter em dia suas obrigações, a Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Carlos Barbosa anda na contramão e quer aumentar em quase 50% os salários dos servidores da Casa Legislativa, sendo que os mesmos já recebem bolsa-auxílio e vale transporte. 

     O Prefeito de Carlos Barbosa Everson Kirch (PP), enviou projeto para conceder aumento nos subsídios de todo funcionalismo municipal em 16,12%. Conforme o projeto, a prefeitura visa repor a inflação de acordo com o IGP-M (Índice Geral de Preços do Mercado). Em resumo, Kirch quer dar 16,12% de aumento para todo o funcionalismo barbosense, incluindo secretários municipais e os vereadores. O prefeito e a vice-prefeita não aceitaram reajuste e permanecerão com os mesmos vencimentos. 

     Já na Câmara Municipal de Vereadores, que tem seu orçamento independente da prefeitura, a Mesa Diretora apresentou projeto para conceder 16,12% de aumento aos funcionários que é o mesmo dado a todo funcionalismo, mais 28,94% a título de perdas salariais que os servidores tiveram nos últimos anos. Juntando estes dois índices, o valor total do aumento proposto é de 45,06%.

     No projeto, a Mesa Diretora da Câmara justifique que: 

“Em virtude das previsões constantes na Lei Complementar n.° 173/2022. Os servidores públicos foram privados da concessão da revisão geral anual de seus vencimentos que deveria ocorrer no mês de março de 2021. A mesma regra foi aplicada a bolsa-auxílio e vale-transporte de estágio.

Considerando-se o índice do IGPM que historicamente é utilizado para a concessão da revisão geral anual, apurou-se que os servidores, não fosse a vedação legal, deveriam ter seus vencimentos revisados em 28,94% (vinte e oito virgula noventa e quatro por cento).

Por esta razão, cessada a vigência da Lei Complementar 173/2020 é que se propõe estender aos vencimentos dos servidores e bolsa-auxilio e vale-transporte de estágio, o aumento real tomando-se por base o referido índice, em 4 (quatro) parcelas a partir de abril de 2022". 

     Nossa equipe contatou a presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Lucilene Marchi (PDT), que afirmou ter realizado reunião com todos os vereadores para decidir sobre o reajuste para os servidores e todos, sem nenhuma exceção concordaram. O projeto está nas comissões e tem até 15 dias para receber um parecer. 

     Ela também afirmou que o aumento para os servidores será dado em 4 parcelas e fez questão de salientar que eles estavam com o salário defasado em virtude da pandemia. Quanto aos 16,12% que o prefeito Kirch vai dar aos servidores municipais ela disse que é uma prerrogativa do prefeito e ele que enviou o projeto para a Câmara.



MAIS NOTÍCIAS