Economia

Bento alcança o 12º melhor desempenho em empregos formais no Rio Grande do Sul

Ao todo, são 47.973 trabalhadores atuando com carteira assinada no município
13/07/2022 Em Bento Gonçalves
Exata Comunicação - Foto: Rodrigo Parisotto/Divulgação

Bento Gonçalves finalizou o mês de maio comemorando saldo positivo na geração de empregos. Foram 144 novos postos de trabalho ocupados somente naquele mês, o que também rendeu o recorde no número de empregos formais, com 47.973 trabalhadores atuando com carteira assinada, o maior da série desde 2013. Os números fazem parte do mais recente boletim do Observatório da Economia (OECON), do Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC-BG), divulgado a partir da análise dos dados do Novo Caged.

Serviços e comércio impulsionaram a performance positiva na cidade, com 108 e 71 postos gerados, respectivamente. As áreas de transporte, com 44 contratações, supermercados, com 30, educação, com 27 e comércio de vestuário e acessórios, com 19 foram os grandes destaques.

Por sua vez, a indústria, que ficou com saldo negativo de 32 vagas voltou a fechar mais um mês no vermelho, o quarto consecutivo, uma vez que desde janeiro não registra desempenho positivo. Mesmo assim, no acumulado do ano, o setor segue no azul, computando superávit de 117 postos. A marca é a terceira que mais contribuiu para o saldo de 871 vagas aglomeradas entre janeiro e maio deste ano no município, 12ª melhor performance do Estado. Serviços, bem à frente, forneceu 547 delas.

O setor de serviços, aliás, já se equipara à indústria como o grande empregador do município. Ambos respondem por 77,8% dos empregos da cidade, com serviços computando 18.672 postos, apenas 14 atrás da indústria.

Embora seja preciso aguardar as variantes do mercado de trabalho até dezembro para confirmar, de fato, o maior contingente de empregos formais da série, o atual saldo é 1,8% superior ao de dezembro de 2021. E deve continuar subindo. "Mantendo o ritmo de crescimento desde janeiro de 2021 (projeção linear), a tendência é de alcançarmos um total de 48.299 empregos em junho deste ano", diz um dos autores do boletim, Fabiano Larentis.

MAIS NOTÍCIAS