Eventos/Cultura

‘Histórias de Nossa Gente’ retrata importantes personagens de Garibaldi

Documentário foi exibido no Museu e Arquivo Histórico do município e no CTG Sentinela da Serra
26/07/2022 Em Garibaldi
Fonte e foto: Exata Comunicação

     O emblemático prédio que abriga a história de Garibaldi serviu, na noite da última quinta-feira (21) para reverenciar o que está sob sua tutela. O Museu e Arquivo Histórico, datado de 1884, foi palco de nova apresentação pública do documentário “Histórias de Nossa Gente”. O audiovisual traz à tona, em oito episódios de cerca de 30 minutos cada, histórias de personagens fundamentais para a construção identitária do município. Revelar fatos sobre eles, muitas vezes desconhecidos dos próprios conterrâneos, foi um dos motivos que levou à realização do projeto.

     Outro, foi o desejo de perenizar o legado dessas pessoas às novas gerações. “Muitos desses personagens não são conhecidos ou estão esquecidos pelos mais jovens. Decidimos fazer o audiovisual porque ele ficará nas mídias digitais para sempre, difundindo a histórias dessas pessoas que transformaram a cidade”, disse o idealizador do projeto, Daniel Carniel, da Diffusione Comunicação, que assina a produção cultural.

     E que histórias. O eleito da noite para ter sua trajetória exibida foi David Santini, o visionário empresário que construiu a antológica pista de esqui no município – feito que foi parar nas páginas da revista Time. Essa é só a mais conhecida das histórias dessa figura que, embora tenha formado família a milhares de quilômetros da Serra, em Pernambuco, tinha Garibaldi no coração. Tanto que, para ter um filho garibaldense, convenceu um hospital do Recife a deixá-lo depositar terra saída diretamente de Garibaldi sob a cama em que teve a última de suas rebentas, Mirela. E conseguiu registrá-la como nascida no município gaúcho.

     Presente na exibição do episódio, outra filha de Santini, Daniela, disse que seu pai sempre foi diferente da maioria das pessoas que conhecia. “Quando tinha algum projeto, isso fazia muito sentido para ele, e ele se entregava de corpo e alma. Foi o que eu sempre vi em meu pai, sempre tinha paixão em que fazia e sempre pensando na querida Garibaldi, que ele nunca tirou do coração. Nossa família ficou muito emocionada com esse projeto, certamente ele estaria muito feliz com essa homenagem”, disse Daniela.

    O documentário ainda revela muitas histórias. Estão documentados, também, a caminhada do tropeiro Ercílio Flores, fundador do CTG Sentinela da Serra e introdutor da cultura gaúcha na cidade. Os Irmãos Maristas são outros. Além do impulso educacional na cidade, foram responsáveis pela primeira vinícola do município, a Pindorama, onde trabalharam Georges Aubert e Armando Peterlongo, reconhecidos produtores de espumante.

     “Histórias de Nossa Gente” também retrata a história do enólogo Adolfo Lona, mestre de diversos profissionais da área; conta como os irmãos Delazzeri foram parar na revista Quatro Rodas com o carro inventado por eles nos anos 1960; narra a escalada política do ex-prefeito Luiz Carlos Casagrande, único filho da cidade a ser eleito duas vezes deputado estadual; e mostra como o músico Valmor Marasca ficou famoso na Itália ao cantar em dialeto vêneto. Há, ainda, um episódio dedicado a um costume local: o jogo de bochas. “Resgatar a história dessas pessoas, que são protagonistas de Garibaldi é resgatar a identidade de Garibaldi. Um povo sem cultura é um povo sem identidade”, disse o vice-prefeito Valério Maia, representando no ato o prefeito Sérgio Chesini.

   CTG Sentinela da Serra conhece projeto

    O documentário ‘História de Nossa Gente’ foi apresentado, também ao público frequentador do CTG Sentinela da Serra, em encontro especial na noite de sábado (23). “É um projeto riquissimo, que valoriza ícones de nossa história e preserva a cultura local – pilares que entendemos como fundamentais para preservar e construir vínculos forte e sólidos entre as gerações”, disse o patrão, Paulo Bota.

   Onde assistir

    Todos os episódios do projeto estão disponíveis no YouTube, no perfil “Projeto Histórias de Nossa Gente”, e no site historiasdenossagente.com.br. O material, também gravado em DVD, será distribuído a todas as escolas do município. “Histórias da Nossa Gente” tem financiamento do PRÓ-CULTURA - Secretaria da Cultura do Estado do Rio Grande do Sul e patrocínio de Casa Valduga Vinhos Finos, Embalebem Indústria e Distribuição de Plásticos, Pabovi Indústria de Plásticos, Transportes Biano e Utilidades Domésticas Taumer.

MAIS NOTÍCIAS