Política

Partidos realizam convenções e definem candidatos

Evento ocorreu na manhã de domingo, 31 de julho, em Porto Alegre
01/08/2022
Portal Adesso / Foto: divulgação

     Foi realizada a convenção partidária que formalizou a candidatura de Edegar Pretto (PT) para o Governo do Estado e Pedro Ruas (PSOL) como vice, na manhã de domingo, 31 de julho, em Porto Alegre.

     No encontro, que reuniu cerca de mil pessoas, também foi confirmado o nome do ex-governador Olívio Dutra para o Senado Federal, posição que será compartilhada com dois suplentes, um deles é Roberto Robaina  (PSOL).

     O ato de homologação das candidaturas foi realizado pelo presidente da Federação Brasil da Esperança (PT, PCdoB e PV), deputado Paulo Pimenta, acompanhado dos presidentes dos partidos aliados e Luciana Genro, presidente da Federação PSOL/Rede Sustentabilidade. 

     O candidato Edegar Pretto chamou Pedro Ruas, Olívio Dutra e Tarso Genro para acompanhá-lo e testemunhar o ato de assinatura da carta de compromisso com os gaúchos. O documento é um diferencial da sua caminhada e foi construído a partir da escuta da população de todo o estado em 10 assembleias populares da sua pré-candidatura.

     O vereador e pré-candidato a vice-governador, Pedro Ruas, criticou as isenções que retiram dinheiro do Estado e impedem investimentos em serviços essenciais como educação e moradia popular, por meio do aluguel social. 

     O ex-governador e pré-candidato ao Senado, Olívio Dutra, destacou o modelo de mandato compartilhado com os seus suplentes, que pretende executar. Falou da união de forças e da construção de diálogo para que todos se sintam representados, além de defender igualdade de discurso e prática. 

     Também participaram da convenção o senador Paulo Paim; o presidente do PV RS, Marcio Souza; o porta-voz da Rede Sustentabilidade, Andrezão Costa; o ex-governador Tarso Genro; deputados federais e estaduais, prefeitos, vereadores, representantes de movimentos populares, militantes e apoiadores de diversas regiões do estado.

     As legendas têm até o dia 5 de agosto para oficializar seus candidatos e candidatas nas eleições deste ano, e até o dia 15 de agosto para pedir os registros das candidaturas na justiça eleitoral. As convenções partidárias são uma exigência da lei eleitoral. A Federação PT, PCdoB e PV apresentou uma nominata de 88 pré-candidatos: 56 para a Assembleia Legislativa e 32 para a Câmara Federal.



MAIS NOTÍCIAS