Economia

Safra da uva para industrialização, no Estado, tem queda de 7% em relação a 2021

No grupo de espumantes, houve aumento de 4,7% em relação ao ano passado
27/10/2022
Portal Adesso / Foto: divulgação

     Dados foram apresentados durante reunião da Câmara Setorial de Uva, Vinho e Derivados nesta terça-feira (25), apontam que a safra de uva para industrialização deste ano, no Rio Grande do Sul, teve queda de 7% em relação a 2021, com a produção de 683.766.221,61 quilos de uvas viníferas, americanas e híbridas.

     A elaboração de vinhos aumentou 11,6% em relação ao ano passado, com os vinhos de mesa, feitos a partir de uvas americanas ou híbridas (12,2%). Os vinhos finos, feitos a partir de uvas viníferas, também registraram aumento de 9,3% na produção.

     No grupo de espumantes, a elaboração total (que soma a produção de base para espumantes e espumantes) apresentou aumento de 4,7% em relação ao ano passado.

     Já a produção de sucos de uva teve queda de 24,5% em comparação com a safra de 2021, com uma redução acentuada de 52% na produção de sucos integrais.

     Como encaminhamento, os integrantes da Câmara Setorial optaram por levar a demanda à Câmara Setorial Nacional, do Ministério da Agricultura, na perspectiva de traçar estratégias para o escoamento desta produção – como, por exemplo, compras estatais de merenda escolar e para as Forças Armadas.


MAIS NOTÍCIAS