Saúde

Quase 14 mil consultas foram feitas na Rede Pública de Carlos Barbosa em 2022

Dados foram apresentados pela Secretaria Municipal de Saúde
26/01/2023 Em Carlos Barbosa
Prefeitura Municipal de Carlos Barbosa

     A Clínica das Especialidades, responsável pela regulação de consultas com médicos especialistas na Rede Pública de Saúde de Carlos Barbosa, encerrou o ano de 2022 oferecendo 13.960 atendimentos. Com 17 diferentes especialidades, a clínica encerrou o ano com um dos maiores volumes de consultas registrados nas áreas de  Oftalmologia, Dermatologia e Endocrinologia.

     Em abril de 2022, um aditivo nos contratos permitiu o aumento de até 25% no montante de consultas oferecidas. “Temos observado a procura mensal por consultas e ajustado essa oferta à população de acordo com a necessidade dos pacientes. Isso faz com que não tenhamos mais fila em muitas especialidades, como é o caso de Cardiologia e Neurologia. Em outras, nas quais há uma fila de espera maior como a Ortopedia, mesmo com um grande volume de encaminhamentos por mês, conseguimos reduzir esse tempo, priorizando sempre os pedidos médicos de urgência e brevidade”, explica a responsável pela supervisão da Regulação SUS de Carlos Barbosa.

Ausências

     Ainda durante o ano de 2022, a Clínica das Especialidades registrou um alto número de faltantes, pacientes que não compareceram e também não solicitaram com antecedência a remarcação. Foram verificadas 1.327 ausências, o que representa 9,5% de todas as marcações. Caso o paciente não possa comparecer à consulta, deve comunicar à Clínica de forma antecipada, permitindo que outra pessoa que esteja aguardando por atendimento possa ser encaixada em seu horário.

Cadastro e telefones atualizados

     Para que o paciente possa ser informado com tranquilidade a respeito do agendamento de consultas com especialistas, é fundamental que as informações do cadastro estejam sempre atualizadas, principalmente os telefones. Além do contato pessoal, é importante fornecer um número para recados e confirmar a presença o quanto antes. Os avisos são feitos pela equipe das Especialidades tanto por ligações quanto por mensagens via WhatsApp. Após cada consulta, o paciente deve levar e manter consigo a folha do encaminhamento médico, com a qual serão marcadas as consultas de retorno quando necessário. O extravio desse documento é outro fator que tem, em várias situações, atrasado os agendamentos para muitos usuários da Rede Pública.

     A Clínica das Especialidades de Carlos Barbosa está localizada na rua Rui Barbosa, nº 91, bairro Centro, em frente ao Centro de Saúde. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira vai das 7h às 19h, sem fechar ao meio-dia. Desde o mês de setembro de 2022, a Clínica também funciona aos sábados pela manhã, das 7h às 12h. Os telefones para contato são (54) 3461-8975 e (54) 3461-8978, também Whatsapp.



MAIS NOTÍCIAS