Geral

Governo Chesini cobra Corsan e Garibaldi melhora abastecimento de água

Ações envolvem a construção de novo reservatório e a criação de programa de incentivo à irrigação rural
16/03/2023 Em Garibaldi
Portal Adesso - Foto: divulgação

     Durante muitos anos, o município de Garibaldi sofreu com problemas de abastecimento de água em diversos pontos da cidade. Um contrato entre Corsan e Prefeitura com validade de 30 anos foi assinado por governos anteriores, mas muito pouco cobrado para que a Corsan efetuasse melhorias. Um dos exemplos mais emblemáticos se trata do bairro Ferroviário, onde a falta de água era constante. 

     Em 2020, logo nos primeiros dias de seu governo, o ex-prefeito Alex Carniel  procurou a Corsan para questionar o contrato e deu um ultimato para que a empresa estatal resolve o problema da falta de água em Garibaldi. Após Carniel, o atual prefeito Sérgio Chesini também continuou cobrando melhorias e até ameaçou desfazer o contrato, já que a Corsan não cumpria o que estava estabelecido no papel. 

     A partir dai, ações de gestão e planejamento da Prefeitura, com uma série de medidas preventivas, tem ajudado a garantir o abastecimento de água no município, apesar da forte estiagem. Os trabalhos em parceria com a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) tem dado resultado, e quem está ganhando é a comunidade.

     Uma das ações realizadas foi a construção do novo reservatório de água, com ampliação da capacidade de armazenamento de 500 mil para 2,5 milhões de litros, beneficiando grande parte da população garibaldense, residentes nos bairros São Francisco, Ferroviário, Bela Vista 1 e 2, Alfândega, Chácaras e Juventude. Executada pela Corsan, a obra, que está em fase de conclusão, recebeu investimento de R$ 3,4 milhões da administração municipal.

Garibaldi Mais Água

     Outro importante projeto foi a criação do programa municipal de incentivo à irrigação rural Garibaldi Mais Água. Desenvolvido em parceria com a Emater-RS, a iniciativa assegura o fornecimento de água para as comunidades do interior, fazendo com que haja o desenvolvimento adequado da produção, mesmo em períodos de seca.

     O programa atende produtores familiares que se enquadrem nos requisitos da legislação, disponibilizando a cada agricultor até 11 horas/máquina. Uma escavadeira hidráulica realiza a abertura de reservatórios de água, limpeza e ampliação dos já existentes, bem como escavação de valas para colocação da tubulação para irrigação. Até o momento, 10 produtores já foram beneficiados, um está em atendimento e outros oito estão aguardando a finalização da safra para o início da operação das máquinas.

     O prefeito Sérgio Chesini enfatiza a importância do planejamento para evitar problemas futuros. “A água é essencial para a vida de todos, por isso temos tratado o assunto como prioridade em nossa gestão. A estiagem afeta os agricultores do nosso estado todos os anos, dessa forma elaboramos medidas para evitar os efeitos da seca no trabalho dos nossos agricultores e no dia a dia da nossa população”, aponta o gestor.

     Conforme dados da Defesa Civil gaúcha, pelo menos 374 municípios gaúchos já decretaram situação de emergência por conta da estiagem.



MAIS NOTÍCIAS