Saúde

Secretaria da Saúde de Garibaldi combate a dengue com novo método

Equipe está utilizando a planta Crotalária para conter a proliferação do Aedes aegypti
30/03/2023 Em Garibaldi
Portal Adesso - Fotos: ADESSO TV

     O combate ao Aedes aegypti, transmissor da dengue, zica vírus e febre chicungunya, ganhou uma nova aliada em Garibaldi, a crotalária. A equipe de controle da Dengue está plantando as sementes em lugares estratégicos e onde é diagnosticado locais propícios a criadouros e focos de mosquitos.

     A crotalária é originária da Índia e geralmente é usada como adubo verde em plantações e também no controle de pragas. Sua flor de coloração amarela exala um odor que atrai as libélulas, que são predadores naturais do mosquito Aedes aegypti. “A larva da libélula se alimenta da larva do mosquito da dengue e a libélula adulta se alimenta do próprio mosquito, por isso, acredita-se que pode reduzir o número de mosquitos, já que a libélula deposita seus ovos em locais de difícil acesso, como o Aedes”, foi o que disse  o coordenador do Programa de Endemias, da Secretaria Municipal da Saúde de Garibaldi Carlos Veiga.

     Veiga participou do Prato Limpo desta quarta-feira (29), e falou sobre a aquisição de sementes pelo município, além de explicar sobre os benefícios da planta. "A crotalária tem um ciclo bastante rápido, ou seja, as sementes levam de três a quatro meses para florescer. A planta é de porte médio e pode chegar a cerca de um metro de altura", disse. 

    Quem também participou do programa, foi a secretaria de Saúde, Clarisse Lagunaz, que reforçou que as ações de prevenção necessitam ser mantidas. “Precisamos estar atentos com os objetos depositados nos quintais, piscinas, caixa d’águas abertas, vasos de plantas, pneus, entre outros, que ficam com água acumulada. A Crotalária vai ajudar no combate a infestação, mas os cuidados nas residências devem ser redobrados, principalmente neste período de chuvas e calor”, destacou.

     Quem quiser mais detalhes sobre a planta e outras informações das equipes que atuam na fiscalização dos focos de mosquito, basta ligar no telefone: (54) 3462-8197.




MAIS NOTÍCIAS