Saúde

Garibaldi, Farroupilha e Bento com vagas no programa Mais Médicos

Ao todo, 21 municípios da Serra foram contemplados pelo edital lançado hoje
18/04/2023
Portal Adesso - Foto: divulgação

     O Governo Federal publicou nesta terça-feira (18), o edital de chamamento do programa Mais Médicos pelo Brasil. A finalidade do programa é preencher vagas no Sistema Único de Saúde (SUS) para atendimento de atenção primária, em unidades básicas de saúde (UBSs). 

     A publicação define as cidades que podem aderir ou renovar o programa. Em todo o Estado são 552 vagas destinadas a 216 dos 497 municípios gaúchos. Destas, 39 vão ser divididas entre 21 municípios da Serra. Essas cidades precisam aderir à iniciativa e solicitar os profissionais ao governo federal. Cada contemplado pelo edital tem a opção por aderir ou não ao programa e também cabe à cidade informar ao governo federal a quantidade de profissionais que quer solicitar. O número pode ser menor que o informado no chamamento público.

     Depois da confirmação do número de vagas, o Ministério da Saúde encaminhará aos municípios os profissionais credenciados pelo programa. 

O programa

     O Mais Médicos foi criado em 2013, durante o governo de Dilma Rousseff. Atualmente, são 18 mil vagas: 13 mil profissionais estão atuando e 5 mil postos estão desocupados. O contrato de participação na iniciativa é de quatro anos, prorrogável pelo mesmo período. Ao todo, o investimento previsto pelo governo federal para este ano é de R$ 712 milhões. Com essa retomada, o governo adianta que será aberto outro edital, com 10 mil vagas, até o final de 2023. Esse deverá ter contrapartida dos municípios.O valor das bolsas deve continuar sendo o mesmo já oferecido atualmente pelo programa, de cerca de R$ 12,8 mil. Os médicos também recebem auxílio-moradia, que varia de acordo com a região onde vão atuar.  



MAIS NOTÍCIAS