Geral

Após abaixo-assinado palestra de Frei Betto é transferida em Caxias

Evento passou do Colégio São José para o UCS Teatro após documento reunir mais de 2,7 mil assinaturas
13/06/2023
Portal Adesso - Foto: Agência Brasil

     A palestra “Fomes do Brasil e esperanças de futuro”, ministrada pelo escritor frei Betto, precisou ser transferida de local após protestos em Caxias do Sul. O evento seria realizado no Colégio São José às 19h desta terça-feira (13), mas foi transferido para o UCS Teatro, na mesma data e horário. Pais e familiares contrários à realização da palestra organizaram um abaixo-assinado, que motivou a mudança de local.

     Mais de 2,7 mil assinaturas haviam sido registradas até a tarde desta segunda-feira (12), quando a troca foi comunicada pela assessoria de comunicação. Uma das justificativas dos pais e responsáveis é que o escritor trata sobre conteúdos “totalmente contra aos valores que acreditamos ser importantes e essenciais na educação de nossas crianças”. Entre eles, o texto cita a ‘Cartilha LGBTI+ e sua defesa a Ideologia de Gênero’. Defende também que a legalização do aborto conforme artigo publicado no CNM/CUT.

     Frei Betto tem uma histórica ligação com a esquerda no Brasil. Foi um dos fundadores do PT e assessorou o presidente Lula nos primeiros anos de seu governo. Também visitou mais de uma vez o ex-presidente de Cuba Fidel Castro. Em 2016, declarou em uma entrevista ao portal Brasil 247 que “todo cristão verdadeiro é comunista”. A promoção é do Fórum das Entidades e Movimentos Sociais, composto por dezenas de organizações de Caxias do Sul, Farroupilha, Bento Gonçalves e Ipê. A palestra do Frei Betto será gratuita, mas é necessário retirar o ingresso junto à entidade promotora. Os participantes são convidados a doar alimentos e materiais de higiene na entrada do evento, para serem distribuídos a entidades comunitárias que trabalham com crianças, idosos e adolescentes.



MAIS NOTÍCIAS