Geral

Equipamento para triturar galhos é utilizado em Carlos Barbosa

Recolhimento do material na cidade ganhou reforço e foi melhorado
06/07/2023 Em Carlos Barbosa
Portal Adesso - Foto: divulgação

     Nesta quarta-feira (05),  o novo equipamento que tritura galhos transformando em serragem e composto orgânico foi utilizado para fazer o recolhimento em diversas ruas do município. Sem o equipamento, os galhos, caules, troncos e sobras de plantas eram recolhidos e levados até um terreno municipal onde era deixado secar. 

     Conforme o responsável pela equipe, Giolvani Tibola, antes eram necessárias cerca de oito a 10 viagens diárias com um caminhão, passando por vários bairros da cidade recolhendo os galhos e levando até um terreno municipal onde são acondicionados. Com a introdução do novo equipamento, o caminhão segue para vários bairros em uma única vez, onde os galhos e troncos de até 30 cm de diâmetro são triturados e o material resultante se transforma em um ótimo composto para ser utilizado nas praças e demais áreas do município.

O equipamento

     O triturador de galhos da marca Lippel, modelo PTU 300, foi adquirido com recursos do Município, em um investimento de R$ 282.000,00. Ele tritura os galhos recolhidos após a poda ou corte de árvores, transformando-os em pedaços bem pequenos. Após triturados, servem para produzir adubo orgânico. Para utilizar o novo maquinário, uma equipe da secretaria passou por treinamento.



MAIS NOTÍCIAS