Geral

Canteiros centrais da Av. Saldanha Marinho passam por reforma

Espaços receberam o plantio de camélias, flor-símbolo do município
05/10/2023 Em Garibaldi
Portal Adesso- Foto Divulgação Prefeitura de Garibaldi
Anterior Próximo

     Na última semana, a Secretaria de Obras trabalhou no alinhamento e conserto dos meios-fios dos canteiros centrais da Avenida Saldanha Marinho, no bairro São Francisco. Além disso, em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente, foi realizado o plantio de 86 camélias (flor- símbolo do município) no decorrer da avenida.

     A Camellia japonica é um gênero descrito pelo sueco Carl von Linné em sua obra magna Species Plantarum. Seu nome teria sido designado em homenagem ao missionário jesuíta Georg Kamel. A Camélia é um arbusto originário de países orientais, muito popular devido às flores com cores vibrantes e folhagem verde. É uma espécie perene, ou seja, suas folhas se mantêm durante todo o ano, mesmo com a mudança do clima. A sua floração ocorre no inverno e se prolonga até a primavera.

     Os imigrantes italianos adotaram a camélia no Brasil. Registros históricos atribuídos ao Frei Arlindo Battistel relatam que “enquanto o ipê, o cedro, o tarumã e uma porção de árvores nativas, bem como as pereiras, pessegueiros, ameixas e videiras estavam dormentes – eram despidas de folhas – as camélias, sob o ímpeto frio, mantinham suas folhas verdes, lustras e bonitas. Ver uma árvore florida em pleno inverno despertava vigor, força e alegria”.

MAIS NOTÍCIAS