Esportes

Mais de 1800 atletas devem participar da Maratona do Vinho

Competição vai ser realizada entre Bento Gonçalves, Monte Belo e Garibaldi
04/02/2024 Em Bento Gonçalves
Portal Adesso - Foto: divulgação

     No dia 18 de fevereiro, as videiras de Bento Gonçalves, Monte Belo do Sul e Garibaldi vão receber os, aproximadamente, 1800 atletas inscritos na Maratona do Vinho. O ano de 2024 marca a décima edição do evento que traz uma proposta única de vivenciar esporte, cultura, turismo e lazer por meio de um roteiro repleto de atrações naturais, resistência e saúde. A primeira edição do evento ocorreu em 2008 e está no calendário da Federação Gaúcha de Atletismo e no Calendário Oficial de Eventos de Bento Gonçalves.

     Os atletas vão realizar os seguintes trajetos: Maratona do Vinho (42.195 metros), Revezamentos (44.030 metros), Meia Maratona (21.040 metros), Corrida do Vinho (7 km), Caminhada contra as Drogas (7 km). Durante os trajetos, há os Vino Stops, onde os participantes podem recarregar as energias e são servidos produtos típicos da região, apresentação de danças, entre outros atrativos. Todos os atletas recebem a medalha de participação, e os cinco primeiros a vencer as provas ganham troféus, champanheira e porcentagem do peso corporal em vinho. Ainda, a Maratona premia os participantes mais bem caracterizados conforme o tema Uva e Vinho.

     O idealizador e organizador do evento, Gregorio Lavandoski, fala sobre o sucesso da corrida entre os cenários de videiras. “A Maratona do Vinho, o sucesso dela, se deve a muitos fatores. Estamos em uma região privilegiada que é o Vale dos Vinhedos, temos produtores de uva e é as provas são realizadas durante o período da Vindima. É uma prova diferenciada, festiva, voltada a gastronomia, as festas, e neste ano, estamos fazendo uma homenagem às Tradições Gaúchas. Está entre as dez maratonas mais lembradas do Brasil e os principais maratonistas vêm correr aqui de diversos estados, que viajam o mundo todo por uma competição. A Maratona do Vinho já está consagrada por estar na décima edição e muito se deve também as parcerias com as empresas e as prefeituras”.

     A Maratona do Vinho integra a programação do Bento em Vindima.


MAIS NOTÍCIAS