Economia

Bento está entre os 10 municípios gaúchos mais empreendedores

O Município figura na 9ª posição, em pesquisa da Junta Comercial do Estado
06/02/2024 Em Bento Gonçalves
Portal Adesso- Foto: Arquivo Portal Adesso

     Bento Gonçalves está no ranking dos 10 municípios gaúchos com maior número de empresas abertas em janeiro deste ano. A Capital Brasileira do Vinho, teve somente neste primeiro mês do ano, 335 empresas abertas, alçando o município a 9ª colocação. Os dados incluem Microempreendedores Individuais (MEI), Empresa de Pequeno Porte (EPP), LTDA e Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (EIRELI) e autônomos. A pesquisa foi feita pela Junta Comercial, Industrial e Serviços do Rio Grande do Sul (JUCISRS). Ao todo, os dez municípios listados contabilizam 8.874 novas empresas.

     Os números acima destacam o forte trabalho realizado pela Sala do Empreendedor, que atua de forma diferenciada, junto ao empresário, que busca o espaço para tirar dúvidas e abrir sua empresa. Atualmente o município tem um total de 22.960 empresas ativas, sendo que somente em 2023 foram abertas 2.745 empresas, e destas, 1888 são exclusivamente do setor de serviços. Outras 697 empresas atuam no setor de comércio.

     O secretário interino de Desenvolvimento Econômico André Luiz ferreira dos Santos destaca que “é um orgulho vermos que a nossa equipe da Sala do Empreendedor tem feito um excelente trabalho e agilizado esse processo de abertura de empresas, facilitando a vida do cidadão. Bento estar nesse ranking reforça ainda mais o quão importante tem sido o trabalho em prol do desenvolvimento”.

Tudo Fácil Empresas

     Em dezembro do último ano o município deu um passo a frente no quesito rapidez na abertura de empresas. No referido mês foi lançada a plataforma Tudo Fácil Empresas. Uma das principais finalidades do serviço é integrar e automatizar todas as etapas para a abertura de uma empresa Ltda ou individual, de forma gratuita, automática e em poucos minutos, agilizando os processos para quem pensa em empreender. Atualmente o Tudo Fácil está em funcionamento em 43 municípios gaúchos. O Rio Grande do Sul é também o 1º Estado em Ranking Nacional de dispensa de alvarás e licenças para abertura de empresas e negócios.


Top 10 do mês de janeiro

1º Porto Alegre- 3249

2º Caxias do Sul- 1329

3º Canoas- 797

4º Pelotas- 679

5º Novo Hamburgo- 589

6º Gravataí- 575

7º Santa Maria- 546

8º Passo Fundo- 505

9º Bento Gonçalves- 335

10º Santa Cruz do Sul- 270


MAIS NOTÍCIAS