Geral

Operação aborda pessoas em situação de rua em Bento

Ação reúne segurança, saúde, desenvolvimento, emprego e assistência
15/02/2024 Em Bento Gonçalves
Portal Adesso- Foto: Arquivo Prefeitura de Bento Gonçalves

     A Prefeitura de Bento Gonçalves está ampliando a abordagem às pessoas em situação de rua no Município. A iniciativa, já é constante, e reforçada no início de janeiro de 2024 com objetivo de identificar e encaminhar essas pessoas para os serviços assistenciais ou de saúde.

     No último sábado (10) o Prefeito Diogo Siqueira acompanhou a operação da Guarda Civil Municipal (GCM), na Praça Vico Barbieri. O objetivo da abordagem foi identificar as pessoas em situação de rua, reforçar os serviços oferecidos, e localizar criminosos. 

     O prefeito destacou que “é uma ação que ultrapassou o limite da assistência e da saúde. Precisamos estar constantemente com as nossas equipes da segurança verificando quem são essas pessoas. Aqui é uma praça frequentada por crianças, pelas famílias e temos que ter esse cuidado", disse.

     Ainda conforme Siqueira, “temos muitas pessoas de bom coração em Bento, que ajudam muitas vezes com dinheiro, e muitas dessas pessoas utilizam para comprar drogas ou álcool, alimentar um vício prejudicial para suas vidas. Não deem esmola, ofereçam comida, emprego, temos uma rede de serviços grande para auxiliar essas pessoas". 

Assistência social 

     O Serviço Especial de Abordagem Social e no Centro de Referência Especializado de Assistência Social, que são uma rede de serviços e benefícios socioassistenciais, oferecem encaminhamento para o mercado de trabalho, documentação, doação de agasalho, lugar para onde dormir, auxiliando a sair desta condição. 

     A Casa de Passagem oferece pernoite, acesso à higiene pessoal e alimentação e está localizada na rua Francisco Navarini, nº 136, bairro Maria Goretti, com horário de funcionamento das 19h às 07h.

     O Serviço de Abordagem Social possui sua sede no CREAS (Rua Caetano Darolt, nº 434, bairro Progresso), desenvolvendo um trabalho de busca ativa e atendimento por demandas nas ruas da cidade. Atendimento de segunda a sexta-feira das 08h às 17h e em tempo integral para recebimentos de demandas no whatsapp (54) 99222-8259.

Emprego 

     Encaminhamento ao mercado de trabalho através do Balcão de Oportunidades. 

Saúde 

     Encaminhamento ao serviço CAPS AD para usuários de droga ou álcool.


MAIS NOTÍCIAS