Saúde

Garibaldi segue no combate ao Mosquito da Dengue

Equipes da vigilância estão diariamente pelas ruas da Cidade
22/02/2024 Em Garibaldi
Portal Adesso- Foto: Daniel Carniel

     Agentes da Vigilância Sanitária de Garibaldi seguem com as fiscalizações em residências e estabelecimentos do Município. O objetivo é auxiliar no combate da proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. Conforme a secretária Municipal de Saúde de Garibaldi, Clarice Lagunaz, além das visitas a Prefeitura investiu em novas armadilhas, denominadas de ovitrampas e na distribuição da Crotalária. Mas ela ressalta que é importante que a comunidade receba os agentes para o trabalho prosseguir. 

     “Nossos agentes estão diariamente passando pelas ruas, pelas casas e estabelecimentos levando informação e orientação para evitar pontos de água que podem virar criadouros do mosquito. É necessária que a comunidade continue colaborando com esse trabalho para prevenirmos a dengue no Município”, disse. 

     Um dos locais visitados e que serve de exemplo é a lavagem do Alemão. O proprietário Vanderlei Turella segue todas as orientações para evitar água parada no estabelecimento. “Nós não temos locais com água parada aqui e as caixas d’água estão todas vedadas. Estamos sempre atentos a qualquer vazamento”, contou. 

Dicas simples podem ajudar na prevenção

     Evitar água parada em pneus, latas e garrafas vazias sempre é importante, assim como cuidar as plantas e vasos, potes e outros objetivos que acumulam água. 

     Realizar a limpeza regular da caixa d'água e sempre mantê-la fechada, com tampa adequada também entra nesta lista. 

     Outro ponto citado por especialistas é a verificação das calhas, retirando por exemplo folhas, galhos e tudo que possa impedir a água de correr por elas. Colocar lixo em sacos plásticos e manter a lixeira fechada, assim como eliminar entulhos do seu quintal. O pote de água para seu animal de estimação também deve ser trocado com frequência.

     Assista a reportagem do Canal ADESSO TV





MAIS NOTÍCIAS