Eventos/Cultura

UCS apresenta ao consulado italiano calendário de eventos

O Cônsul da Itália em Porto Alegre, Valério Caruso, aprovou proposta
26/02/2024
Portal Adesso- Fotos: Fabiano Finco- Divulgação
Anterior Próximo

     Em outubro do ano passado, no encerramento da 23ª Settimana Della Lingua Italiana na Universidade de Caxias do Sul, o cônsul-geral da Itália em Porto Alegre, Valerio Caruso, incentivou o protagonismo da Universidade na celebração dos 150 anos da imigração italiana no Rio Grande do Sul. 

     Nesta quinta-feira, 22 de fevereiro, Caruso foi novamente recepcionado na UCS, desta vez para conhecer o calendário de eventos criado pela Universidade alusivo ao sesquicentenário, o qual ele conceituou como “um trabalho extraordinário”.

     A UCS começou ainda em 2023 a organizar as ações e eventos dos 150 anos, celebrados em 2025. Já no próximo mês de março ocorre o primeiro de uma série de lançamentos editoriais, apresentações culturais e seminários. O reitor Gelson Leonardo Rech apresentou no gabinete da reitoria o calendário 2024-2025. 

     Ele explicou que a UCS, por meio do seu Instituto Memória Histórica e Cultural (IMHC), assumiu o compromisso de organizar as ações do sesquicentenário junto a prefeituras, entidades e grupos locais interessados. “Estamos agora dando um outro passo, apresentando a vocês (Consulado) essa proposta, a fim de estreitar nossa parceria nesta celebração”, comentou Rech. Caruso colocou-se à disposição para viabilizar algumas ações do calendário, que para ele é inspirador. “Um modelo que sem dúvida pauta ações do Governo do Estado para os 150 anos”, comparou.

     Também participaram do encontro de quinta-feira o cônsul Honorário Italiano em Caxias do Sul, Gelson Castelan, a assessora consular de Caxias, Karin Grazziotin, a pró-reitora de Graduação, Terciane Ângela Luchese, o diretor do IMHC, professor Anthony Beux Tessari, o coordenador do Programa de Pós-Graduação em História da UCS, professor Roberto Radünz, e a coordenadora da Editora da Universidade de Caxias do Sul (EDUCS), Simone Côrte Real Barbieri.

Passado e futuro

     Ao mesmo tempo em que ficou positivamente surpreendido com o calendário de eventos comemorativos aos 150 anos da imigração italiana no RS apresentado pela UCS, o cônsul-geral da Itália em Porto Alegre, Valerio Caruso, sugeriu um olhar também para o futuro.

      “Não é o momento de somente relembrar e valorizar a imigração italiana, mas também de buscar resultados para o futuro. Imagino que ampliar os acordos entre as universidades comunitárias gaúchas e as universidades italianas seja um bom caminho nesse sentido, promovendo intercâmbios e troca de alunos. É uma maneira de perpetuar a relação fraterna entre os italianos e seus descendentes no Estado”, observou Caruso. 

     O reitor Gelson Leonardo Rech prontificou-se a levar a proposta ao Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung).



MAIS NOTÍCIAS