Geral

Mulher Destaque é entregue pela Câmara de Vereadores de Carlos Barbosa

Verônica Bandeira Simões recebeu homenagem no Plenário Evaldo Loose
28/03/2024 Em Carlos Barbosa
Portal Adesso- Fotos: Câmara de Vereadores de Carlos Barbosa
Anterior Próximo

     A Câmara de Vereadores de Carlos Barbosa realizou na noite desta terça-feira, 26, a entrega do Título “Mulher Destaque” a Verônica Bandeira Simões durante Sessão Comemorativa, no Plenário Evaldo Loose. A homenagem foi proposta pela Mesa Diretora, após ouvido o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher - COMDIM, e foi aprovada por unanimidade na forma de Projeto de Decreto Legislativo, em 19 de fevereiro de 2024, originando o Decreto Legislativo nº 1, de 20 de fevereiro de 2024.

     Verônica Bandeira Simões é natural de Pelotas e desde 1990 reside em Carlos Barbosa, quando assumiu o cargo de Extensionista Rural de Bem-Estar Social no escritório municipal da EMATER-RS ASCAR. Tendo trabalhado, principalmente com o público feminino, buscando organizar e realizar atividades para o desenvolvimento econômico, social e cultural, bem como para a geração de renda e o empoderamento de gênero.

     A homenageada também participou do COMDIM, como representante da ASCAR, tendo inclusive, assumido a presidência por quatro anos, quando desenvolveu um trabalho firme junto à comunidade, organizando palestras, cartilhas e desenvolvendo projetos como o “COMDIM vai à escola”.

     Além disso, Verônica foi docente na Escola Estadual de Ensino Médio Elisa Tramontina, no turno da noite, de maio de 1991 até junho de 2016, ministrando aulas junto ao ensino médio. Durante a Sessão Comemorativa, a vereadora Ariane Baldasso, falou como representante da bancada do PP, ressaltando a importância e o impacto de seu trabalho como professora.

     Em seguida, o vereador Luciano Baroni, que representou o MDB, mencionou a Resolução nº 40/2023, que criou esse Título, de autoria das vereadoras Lucilene Marchi e Regiane Cavalli Casagrande. Destacou as diversas atividades desenvolvidas pela homenageada através da Emater e do trabalho voluntário junto aos Conselhos Municipais e o MAB.

     O vereador Felipe Xavier, que explanou em nome da bancada do PDT, falou sobre a repercussão do trabalho da homenageada como extensionista rural da Emater e como professora, contribuindo significativamente para o desenvolvimento do município.

     Após, Verônica Bandeira Simões contou sobre sua chegada ao município, dizendo que foi muito bem acolhida, destacando algumas atividades realizadas na Emater, com os agentes comunitários, no CRAS, na Apae e nos Conselhos Municipais.

     Agradeceu as mulheres produtoras rurais com as quais conviveu, dizendo que aprendeu muito com todas. Agradeceu também o apoio da família e falou sobre sua trajetória como professora.

     Por último, a Presidente Regiane Cavalli Casagrande destacou o trabalho da homenageada no COMDIM, que busca combater a violência doméstica. Afirma que Verônica deve fazer parte da memória afetiva de muitas mulheres por sua atuação como extensionista rural.


MAIS NOTÍCIAS