Geral

Procon de Carlos Barbosa orienta sobre descontos do INSS

Órgão recomenda que beneficiários consultem informações somente por canais oficiais
14/05/2025 Em Carlos Barbosa
Portal Adesso

     O Procon de Carlos Barbosa, Serviço Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor, vem orientar a comunidade sobre o anúncio realizado na manhã desta terça-feira (13) , pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), quanto a notificações que serão enviadas aos aposentados sobre os descontos de entidades.

O que está acontecendo

     Beneficiários aposentados e pensionistas do INSS, que tiverem o aplicativo Meu INSS instalado em seus dispositivos celulares, receberão uma notificação exclusiva por meio do próprio aplicativo sobre descontos realizados por entidades associativas em seus benefícios previdenciários.

IMPORTANTE: Não caia em golpes!

O Procon reforça o alerta sobre possíveis tentativas de fraude, incluindo de pessoas se passando por representantes da instituição, e orienta a população:

• A comunicação oficial das contestações será feita SOMENTE pelo aplicativo Meu INSS; 

• O INSS não enviará mensagens com links por WhatsApp ou SMS, nem realizará ligações para tratar de contestações. Não repasse informações pessoais ou bancárias a terceiros.

Na imagem anexa, é possível visualizar como será a notificação do aplicativo.

Orientações sobre contestação de descontos

     A partir desta quarta-feira (14), os beneficiários poderão acessar a aba “Consultar desconto de entidades associativas” no aplicativo Meu INSS, onde será possível verificar os valores descontados por associações e, caso não reconheçam ou não tenham autorizado tais descontos, registrar a contestação. Além disso, contestações também podem ser feitas por telefone, pelo titular do benefício ou representante legal, através do contato oficial da instituição: 135.

     Em caso de dificuldade no uso do aplicativo ou atendimento por telefone, o Procon indica procurar a agência do INSS do município, localizada na Rua Vereador Ubaldo Baldasso, 268, Bairro Ponte Seca.



MAIS NOTÍCIAS