Avião da Segunda Guerra Mundial faz voo histórico neste sábado em Garibaldi
A equipe do Aeroclube de Garibaldi, celebra neste sábado (17), a conclusão da restauração do avião Fairchild PT-19 que foi muito utilizado para treinamento de pilotos que passaram pela escola de aviação na cidade.Com a matricula PP–HQM, a aeronave PT-19 fabricada pela americana Fairchild é considerada uma das mais conhecidas pelos aviadores que passaram pela cidade.
O avião monomotor, trazido dos Estados Unidos durante a Segunda Guerra Mundial, foi utilizado para o treinamento de pilotos militares da Força Aérea Brasileira – FAB entre 1942 e 1960, quando foram transferidas para Escolas de Aviação Civil. Um evento, que promete reunir profissionais e entusiastas da aviação, ocorre neste sábado (17), a partir das 10h, e tem entrada aberta ao público. Em caso de mau tempo e baixas condições para voo, o evento será transferido para 31 de maio.
Os laços do Fairchild PT-19 HQM com Garibaldi começaram em 1975, quando a aeronave foi permutada com o Aeroclube de Caxias por outras duas, mas de modelo CAP-4, o popular Paulistinha. O HQM foi mantido em voo até 2000, quando teve as operações encerradas. Em 2022, o piloto do Aeroclube de Garibaldi César Luiz Lorenzon decidiu que era hora revitalizar o Fairchild PT-19 HQM e trazer de volta o brilho do Berço dos Heróis, como também ficou conhecida a aeronave.Os trabalhos consistiram, conforme Lorenzon, na renovação das asas, entelamento, pintura e revisão do motor, em conformidade com o que é estabelecido pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
Em março deste ano, o processo foi concluído, com a realização de pequenos treinos e testes.