Saúde

Mais Médicos: Médico árabe deve atuar em Garibaldi

16/08/2013
Jornal Novo Tempo

     O Ministério da Saúde divulgou nesta semana a lista de profissionais, brasileiros e estrangeiros, que confirmaram participação no programa Mais Médicos do Governo Federal. Para o Rio Grande do Sul virão 119 médicos, sendo 57 brasileiros e 62 com registro profissional de fora do país. A exemplo da maioria, Garibaldi deverá receber um estrangeiro. 

     Mohamed Gaber Abu Shwareb homologou a sua vinda ao município dentro do prazo estipulado pelo programa, a última terça-feira, 13. Conforme o seu perfil na rede social Facebook, o médico já atuou no King Khalid Hospital, que fica em Riade, capital da Arábia Saudita, e também no Ahmed Maher Hospital, localizado em Cairo, capital do Egito. Atualmente, ele estaria trabalhando em Poços de Caldas, em Minas Gerais.

     O acolhimento dos médicos estrangeiros que vão atuar no Brasil inicia no final do mês de agosto. Nas principais capitais, eles participarão durante três semanas de avaliações sobre saúde pública brasileira e língua portuguesa. Depois de avaliados, os médicos que tiverem sua qualificação atestada receberão um registro profissional provisório. Após aprovação nesta etapa, começam a atender a população na segunda quinzena de setembro.

     Os médicos do programa receberão bolsa federal de R$ 10 mil, paga pelo Ministério da Saúde, mais ajuda de custo, e farão especialização em Atenção Básica.

 

MAIS NOTÍCIAS