Esportes

Jovem de Bento Gonçalves é convocado para equipe paraolímpica de bocha

02/03/2017
Portal Adesso Foto: divulgação

     O esporte trazido pelos imigrantes italianos, que buscaram as regiões montanhosas da serra para se instalar, sempre foi motivo de confraternização, momentos festivos e para matar a saudade do país de origem.

     Muitas cidades habitadas por descendentes Italianos, ainda preservam dentre seus costumes, jogos como a bocha. O esporte, antes praticado apenas por homens, hoje está presente no dia à dia de mulheres e de pessoas, antes consideradas incapazes.

     Na região, eventos de integração entre cadeirantes, tem acontecido na cidade de Carlos Barbosa. Com olhos voltados para este  esporte, é onde um jovem de 15 anos, natural da cidade de Bento Gonçalves foi descoberto e convocado para integrar a  equipe que disputará os jogos Parapan-Americanos, em São Paulo, ente os dias 20 e 25 de março.

     Morando com a família há mais de uma década no Balneário de Camboriú, litoral de Santa Catarina,  o paratleta Gabriel Rigol Prezzi, foi convocado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro. Ele competirá numa categoria, onde o participante poderá movimentar sua cadeira de rodas sem ajuda de outra pessoa. A competição irá reunir mais 174 atletas de doze modalidades.

     O paratleta que chegou a pensar em desistir, após alguns fracassos no início da carreira em 2014, foi motivado no ano seguinte com belos resultados e a conquistas, garantindo vaga a Paralimpíada Escolar Nacional na cidade de Natal-RN, conquistando o título brasileiro, oque foi repetido ano seguinte.

     O gaúcho foi convidado a permanecer na capital paulista, para integrar a seleção brasileira sub-20 e após mais um bom resultado, veio então a convocação. Esta será a primeira competição internacional na carreira do gaúcho serrano.

 

 

 

MAIS NOTÍCIAS