Eventos/Cultura

Filme que conta história da Vila Fitarelli será exibido a céu aberto em Garibaldi

03/03/2018
Portal Adesso - Foto: Bruno Polidoro/ Divulgação

     Com entrada franca, filme sobre a Villa Fitarelli será exibido neste sábado na Rua Buarque de Macedo.

     A Epifania Filmes e a Teimoso Filmes e Artes, em coprodução com Globo Filmes e GloboNews, apresentam o longa-metragem "Pra Ficar na História", de Boca Migotto. O documentário acompanha o dia-a-dia do descendente de italianos Luiz Henrique Fitarelli. A produção tem sua pré-estreia em Garibaldi neste sábado (03), às 20h, em cinema a céu aberto, montado na Rua Buarque de Macedo, no Centro Histórico do Município. A entrada é franca.

     O local será fechado para o evento que vai contar com a presença do diretor e equipe. Em caso de chuva, a exibição será feita na área coberta da Praça Loureiro da Silva. O evento conta com o apoio de realização da Secretaria de Turismo e Cultura.

     Entre dois continentes, a equipe do documentário acompanhou a rotina de Luiz Fitarelli durante 17 dias, com imagens captadas em Garibaldi, na serra gaúcha, e nas cidades italianas de Lentiai, Marostica, Canal San Bovo e Padova. "Levamos nosso protagonista para o norte da Itália, região de onde vieram seus antepassados e para onde ele faz o caminho inverso, em busca de suas origens", comenta o diretor Boca Migotto, que também assina o roteiro. “O filme aproxima o Brasil e a Itália a partir das histórias em comum e da busca pela preservação da memória que une estes dois países", resume o cineasta.

     Fitarelli é um apaixonado por antiguidades. Desde os 12 anos, coleciona objetos que, hoje, chegam a milhares. As peças incluem barris de vinho, móveis coloniais e inúmeras ferramentas. Fitarelli construiu uma autêntica vila do final do século XIX, que inclui uma capela, estábulos e moinho com roda de água. Boca Migotto encontrou inspiração na história do colecionador enquanto gravava uma série de televisão dentro da Villa Fitarelli, em 2009. "Foi neste momento em que o excêntrico personagem virou visionário e ali nasceu a ideia do documentário", define.

     O filme tem estreia comercial prevista para dia 8 de março, em Porto Alegre. "Pra Ficar na História" tem produção executiva de Fabiano Florez e Mariana Mêmis Müller e distribuição de Tathiana Mourão, da Pipoca & Filmes. Trailers e mais informações estão no link: fb.me/praficarnahistoriafilme.





MAIS NOTÍCIAS