Saúde

Alguns cuidados para receber a imunização contra a gripe

11/05/2018
Portal Adesso - Foto: Arquivo Portal Adesso

     Casos específicos não são indicados a receber a vacina, por conta dos efeitos colaterais que a mesma pode ocasionar. O Dia D da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe acontece neste sábado (12), em postos e unidades de saúde de todo o país. Em Garibaldi, a expectativa é que o serviço seja muito procurado, visto que das 8.353 pessoas que se enquadram nos grupos de risco, apenas 3.441 receberam a vacina.

     Entretanto os pacientes que buscarem as imunizações, devem ficar atentos a alguns cuidados e recomendações. O PORTAL ADESSO conversou com a enfermeira coordenadora do Posto Central, Raquel Bombardelli, sobre os grupos que a vacina não é indicada, bem como o efeitos colaterais esperados e reações adversas.

     Segundo Raquel, as pessoas que são já receberam a vacina em outras campanhas, e tiveram uma reação alérgica e, alérgicos a ovos de galinha, não devem realizar a vacina. Além disso, os portadores da síndrome de Guillain-Barré, também não são indicados a receber a imunização.

     “Todos estes casos citados, se receberem a vacina, sofrerão algum tipo de reação adversa. O choque anafilático está entre as reações mais prováveis, que por sua vez pode causar dificuldade em respirar, dores no peito e aumento dos batimentos cardíacos”, conta.

     Quanto as reações comuns, que podem durar até 48h, estão febre, dor no local da vacina e mal estar. Pacientes que estiverem resfriados devem aguardar a saúde melhorar e, posteriormente receber a imunização.

     “A situação é bem freqüente, a pessoa recebe a vacina porém, está resfriada. Dessa forma, a probabilidade de que a gripe se desenvolva com intensidade é maior. Com isso muitas pessoas desistem de receber a imunização nos outros anos”, conta.

     Os postos de saúde, deverão atender em horários diferenciados neste sábado (12), para atender a população. Consulte horários nos sites das prefeituras dos municípios.

 

MAIS NOTÍCIAS