Educação

Alunos da Escola Santa Luzia escrevem histórias de famílias barbosenses

17/10/2018
Portal Adesso - Foto: Eliane Carniel

     Em 2017, alunos do 5º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental de Tempo Integral Santa Luzia, coordenados pela professora Beatriz Martin Bianco, realizaram trabalho sobre a história de suas famílias. Avaliado pelo componente curricular de História, o mesmo contou com relatos fantásticos, a partir de entrevistas com avós, pais e demais familiares dos jovens.

     Com isso, após consentimento dos estudantes e familiares, a educadora organizou um único material, reunindo a história de sua família e a de seus alunos e inscreveu no V Concurso Frei Rovilio Costa, da Editora EST, intitulado: Construtores de Histórias de Famílias Italianas no Brasil. “Para surpresa e alegria, o texto foi um dos finalistas selecionados para fazer parte de um livro, que terá seu lançamento na 64ª Feira do Livro em Porto Alegre.”, salienta a professora Beatriz Martin Bianco.

     Assim, no dia 04 de novembro, às 17h30, haverá sessão coletiva de autógrafos na Capital gaúcha. Na Feira, os jovens estudantes terão espaço individual, identificado com seus nomes e poderão autografar na parte de seu relato. Os estudantes premiados, cujas histórias farão parte do livro, são: Alana Ferreira dos Passos, Aline Ferreira dos Passos, Alisson Thums, Amanda Zorzo Lopes, Brenda Oliveira de Vargas, Gabriel Pintarelli, Jonatan Vinicius Werner, Julia Fontanive, Júlio Fontana Dupont, Kevin Bondan, Leticia Thums, Luise Cardoso Silveira, Oswald Juan Froes Guilden, Pedro Henrique Haas, Poliana Gatelli, Renata de Moura Rodrigues, Thailani Alves Krieger, Luis Eduardo Rosanelli e Brayan Erthal de Souza.

     A Coordenadora Pedagógica da Secretaria Municipal da Educação, Ana Carolina Sbeghen Loss, parabeniza a professora pela iniciativa e destaca que este é um importante incentivo para a valorização da nossa história. “A história de muitas famílias barbosenses ficará registrada no livro “Construtores de Histórias de Famílias Italianas no Brasil”, cultivando as tradições e lembranças deixadas pelos nossos antepassados. O livro também ficará à disposição das próximas gerações, mantendo em evidência a história, com desafios e conquistas, de cada família.”, ressalta.

 

 

MAIS NOTÍCIAS