Geral

Vereador denuncia que tubulação da Corsan pode estar contaminando moradores de Garibaldi

Eldo Milani (MDB) afirmou que grande parte do sistema de distribuição de água passa por canos de amianto
03/03/2020
Portal Adesso - Foto: Arquivo

     A manifestação ocorreu durante a sessão ordinária desta segunda-feira (03). A revelação deixou boa parte da população preocupada, já que o índice de pessoas com câncer na cidade é alto. 

     Conforme Milani, boa parte da tubulação de Garibaldi ainda é de fibrocimento (amianto), material que foi proibido de ser comercializado devido conter substância é cancerígena. O amianto conforme o Instituto Nacional do Câncer – INCA, pode causar câncer de pulmão, laringe, ovário, no aparelho digestivo e também causar distúrbios respiratórios. 

     O vereador também falou sobre o contrato firmado entre a CORSAN – Companhia Riograndese de Saneamento e a Prefeitura Municipal de Garibaldi ainda em 2014. Conforme Eldo, o contrato previa a substituição de toda a tubulação de amianto em um período de 10 anos, porém, já se passaram 6 anos e nenhum centímetro de tubulação foi colocada. 

     “O contrato feito em 2014 estabelecia a troca destes canos, mas até agora nada. Este é um problema de saúde pública e a Corsan está empurrando com a barriga”, disse o parlamentar para a reportagem do PORTAL ADESSO. 

     Nesta terça-feira (03), o gerente de Corsan de Garibaldi havia confirmado participação no programa Prato Limpo. Alegando compromissos, ele avisou em cima da hora que não participaria. Assim, a companhia estatal que presta um serviço de péssima qualidade em Garibaldi não se manifestou sobre o caso. 

     Em 2018, o prefeito de Garibaldi, Antônio Cettolin (MDB), ameaçou cancelar o contrato, pois vários bairros da cidade enfrentam problemas de falta de água. Na oportunidade a Corsan afirmou que melhoraria o serviço, porém, de lá para cá, só tem piorado. 


Clique a assista a entrevista: https://www.facebook.com/PortalAdesso/videos/238052000537075/

MAIS NOTÍCIAS