Saúde

Por 90 dias, governo libera funcionamento da UTI do Hospital São Pedro

A conclusão do espaço para a nova UTI só foi possível graças as doações feitas por empresários e comunidade
19/05/2020
Arquivo/Portal Adesso

     O Hospital Beneficente São Pedro (HBSP) de Garibaldi recebeu do Ministério da Saúde o credenciamento para início das operações de sua Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). O Hospital, que destinou o espaço que seria de sua nova maternidade para atender casos confirmados e suspeitos de Covid-19, conta agora com 10 leitos para tratamento de casos mais graves.

     A conclusão do espaço para a nova UTI só foi possível graças as doações feitas por empresários, comunidade e poder público dos municípios que utilizam os serviços do HBSP. A iniciativa da ação junto a sociedade partiu do Rotary de Garibaldi, que angariou fundos para a compra de novos respiradores para a instituição.

     Com os novos leitos não será mais necessário a transferência de pacientes para hospitais de outros municípios, quando estes precisarem de tratamentos intensivos. Segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde, até o credenciamento das novas unidades, o Estado do Rio Grande do Sul estava com 70% de ocupação nos leitos. 

      Em tempos de pandemia, políticos locais estão se aproveitando para "faturar" em cima  da desgraça alheia dizendo que foi este ou aquele deputado que conseguiu a liberação da UTI. A habilitação não veio de nenhum deputado federal ou Estadual, mas sim da Ministério da Saúde. Além disso, não foi apenas Garibaldi que conseguiu esta liberação, ao todo, 24 hospitais de diversos municípios gaúchos obtiveram o credenciamento.

     Vale salientar que esta liberação vale apenas por 90 dias, após este período, a cidade ficará novamente sem UTI. 


MAIS NOTÍCIAS