Geral

Justiça suspende divulgação de pesquisa eleitoral

Instituto de pesquisa é o mesmo que publica nesta sexta-feira (13), pesquisa com candidatos de Garibaldi
12/11/2020
Portal Adesso

     A juíza eleitoral de Bento Gonçalves, Romani Terezinha Bortolas Dalcin determinou na quarta-feira (11), a suspensão da divulgação da pesquisa eleitoral organizada pela Igape Instituto Gaúcho de Pesquisas de Opinião. Em Bento Gonçalves, ela foi encomendada pela Editora Zane Editora-Eireli.

     Na decisão, a juíza Romani registra que as pesquisas eleitorais materializam direito constitucional à liberdade de informação, mas “consistem também em poderoso instrumento de indução da vontade de voto de eleitores”. A juíza havia autorizado a publicação. No entanto, o Ministério Público enviou um parecer apontando irregularidades na metodologia da pesquisa e sugerindo a suspensão da divulgação.

     Em segunda análise, observou que: “os dados não condizem com a realidade atual, tanto no espaço geográfico, quanto populacional, ao considerar o percentual de área rural inexistente no município de Bento Gonçalves”. 

     A liminar, para fins de determinar a suspensão da divulgação dos resultados da pesquisa registrada no TSE sob o n° RS-03006/2020, também determina multa diária de R$ 100.000,00 em caso de descumprimento


EM GARIBALDI MESMO INSTITUTO DIVULGA PESQUISA NESTA SEXTA-FEIRA (13), PORÉM, OMITE O NOME DO CONTRATANTE

     O Instituto proibido de divulgar pesquisa em Bento Gonçalves, o IGAPE, comprou espaço em um jornal de Garibaldi para publicar pesquisa em que mostra os dois candidatos a prefeito com uma pequena margem de diferença.

     Até ai tudo bem, o que mais chama a atenção é que na Justiça Eleitoral, o contratante da pesquisa não é um partido político ou órgão de imprensa, mas sim o próprio instituto, dando sinais claros que o contratante não quer aparecer, afinal, dificilmente um instituto de pesquisa viria de graça a Garibaldi fazer uma pesquisa e muito menos pagaria um órgão de imprensa para divulgar. 

     Além disso, nenhum órgão de imprensa aceitou publicar a pesquisa e ela está sendo publicado em um jornal local como um “A PEDIDO” em espaço comprado para publicidade. Ela não é pesquisa feita por nenhum jornal. 





MAIS NOTÍCIAS