Geral

Luciano Rebellatto é eleito novo coordenador do Consevitis-RS

Atual presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Garibaldi, Coronel Pilar e Boa Vista do Sul assume no dia 01 de maio
28/04/2021
Portal Adesso - Fotos: divulgação

     As entidades que integram o Conselho de Planejamento e Gestão da Aplicação de Recursos Financeiros para Desenvolvimento da Vitivinicultura do Estado do Rio Grande do Sul (Consevitis-RS) elegeram, durante assembleia, na última semana, o novo coordenador. Luciano Rebellatto foi escolhido por unanimidade e substituirá Helio Marchioro, diretor executivo da Federação das Cooperativas Vinícolas do Rio Grande do Sul (Fecovinho), que está à frente da entidade. Rebellatto coordenará o Conselho por um ano, a partir do próximo dia 1º de maio.

     Rebellatto é produtor rural, está em sua segunda gestão como presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Garibaldi, Coronel Pilar e Boa Vista do Sul (2016/2020 e 2020/2023) e é vice-presidente da Comissão Interestadual da Uva (CIU). Ele dará continuidade ao trabalho que já vinha sendo desenvolvido por Marchioro. O novo coordenador enfatiza que contará com a ajuda de todos os representantes e equipe de colaboradores do Consevitis-RS, visto que o plano de trabalho para aplicação de recursos do Fundo de Desenvolvimento da Vitivinicultura (Fundovitis) que contempla uma série de projetos para o estímulo ao consumo e, consequentemente, a potencialização da venda do vinho nacional da uva e seus derivados, tanto no mercado interno como externo (60% dos recursos) e na gestão e no ordenamento setorial (40% restantes). “Estou disposto a trabalhar em harmonia para que os objetivos de aplicação do Fundovitis sejam atendidos de forma a beneficiar toda a cadeia produtiva da uva e do vinho.

     O Conselho conta com participação paritária de produtores de uva, representados pelos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais e Comissão Interestadual da Uva (CIU); indústria vitivinícola, por meio da União Brasileira de Vitivinicultura (Uvibra) e Associação Gaúcha de Vinicultores (Agavi); e cooperativas de vinho, por intermédio da Fecovinho. O Consevitis-RS tem o propósito de atuar no desenvolvimento e fortalecimento dos elos de cooperação dentro da cadeia produtiva da uva e do vinho e executar as políticas setoriais apresentadas ao Fundovitis, papel desempenhado até 2018 pelo Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin). 

     Em 20 de outubro de 2020, o Governo do Estado do Rio Grande do Sul, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEAPDR), assinou a liberação do Fundovitis, referente ao ano de 2018. A primeira de quatro parcelas do recurso foi repassada em 1º de dezembro de 2020, quando foram retomadas as ações em prol do setor vitivinícola. No mês de fevereiro, o Consevitis-RS concluiu o primeiro trimestre da administração de recursos do Fundovitis e, até outubro de 2021, receberá um montante de R$ 12 milhões.

     A receita do Fundo é originária do ICMS pago pelas vinícolas sobre a aquisição das uvas, sendo que 50% retornam para o setor. Desde dezembro de 2020, o Consevitis-RS passou a administrar as ações para aplicação dos recursos nas três grandes áreas de atuação: promoção de produção e consumo da uva e seus derivados, gestão e ordenamento setorial, com o acompanhamento do Fundovitis e da SEAPDR.

     Atualmente, o Consevitis-RS conta com uma equipe de nove profissionais ligados às áreas de gestão, administrativa, marketing, comunicação, agronomia e enologia. Está instalado em Bento Gonçalves (RS), em uma estrutura própria, dentro do Parque de Eventos.

Coordenador Consevitis-RS Gestão 2021/2022

Coordenador

Suplente

Luciano Rebellatto

Daniel Panizzi

 

Representantes Consevitis-RS Gestão 2021/2023


Entidades

Titular

Suplente

Agavi

Leocir Luvison

Everton Milani

CIU

Luciano Rebellatto

Cedenir Postal

Fecovinho

Helio Marchioro e Joel Panizzon

Ismar Pasini e Hermínio Ficagna

Sindrural

Renato Antonio Formolo

Valmir Antonio Suzin

Uvibra

Daniel Panizzi

Marcos Valduga





MAIS NOTÍCIAS