Geral

Tramontina inaugura fábrica de pratos, xícaras, pires e outras louças

Unidade que fica em Moreno - PE, próximo a Recife vai produzir porcelanas de mesa
18/05/2022
Portal Adesso - Fotos: divulgação
Anterior Próximo

     Com a presença  do governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), a empresa Tramontina, que tem sede em Carlos Barbosa, inaugurou nesta terça-feira (17), mais uma unidade, desta vez, com produtos que não são ligados ao aço ou plásticos, mas sim para a cozinha.  a nova fábrica, foi erguida no município de Moreno, na Região Metropolitana do Recife e foi construída em uma área de 66,2 hectares. A planta, vai produzir porcelanas de mesa (pratos, travessas, xícaras e pires), abrindo portas para uma nova linha de produtos entre os mais de 22 mil itens do atual catálogo do grupo. A planta de Moreno representa a geração de 300 novas vagas de emprego para os pernambucanos.

     O terreno que abriga a planta da Tramontina foi doado pelo Governo do Estado. De acordo com o presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe), Roberto Abreu, a competitividade e a atratividade do Estado garantiram a concretização do projeto, iniciado anos atrás, ainda no governo Eduardo Campos, que inclusive foi homenageado no evento. “A companhia também contará com o benefício de 85% de crédito presumido no saldo devedor de ICMS pelo prazo de pelo menos 10 anos. Os incentivos fiscais e toda nossa política de atendimento às empresas que estão expandindo ou se instalando em Pernambuco é o nosso foco”, pontuou Roberto Abreu.

     Participaram da inauguração o presidente da Tramontina, Clovis Tramontina; o diretor do conselho da empresa, Ildo Paludo; o presidente da Ferreira Costa, Guilherme Ferreira Costa; os prefeitos João Campos (Recife) e Edmilson Cupertino (Moreno); a vice-prefeita do Recife, Isabella de Roldão; além do secretário de Desenvolvimento Econômico do Recife, Rafael Dubeux, e do presidente da Câmara dos Vereadores do Recife, Romerinho Jatobá.

     Bela, resistente e versátil, a Tramontina Porcelana surgiu a partir de pesquisas de mercado iniciadas em 2014. Desde então, a marca iniciou esforços para produzir internamente e estampar o próprio nome em conjuntos conhecidos como louça branca, de material nobre. “O segmento apresenta poucos fabricantes no Brasil e, por isso, há ampla demanda hoje não absorvida com a oferta existente. Observamos aí uma grande oportunidade, principalmente para mercados de grande volume, como hotéis e restaurantes”, afirma o diretor da Tramontina, Rui Baldasso.  A fábrica com capacidade de produção de 46 mil peças por dia utiliza inteligência artificial e robotização para garantir maior eficiência e produtividade. As máquinas da fase de conformação determinam o melhor arranjo das peças nos fornos, cujo carregamento e o descarregamento é feito com base em uma lógica pré-estabelecida, preservando a estabilidade térmica do equipamento. O sistema de abastecimento para fase de esmaltação é pré-dimensionado em função das características de cada produto. Além disso, a utilização de energia, ar comprimido, gás e água é monitorada remotamente e também pode ser regulada a distância.

     Essa não é a primeira unidade da empresa no estado nordestino. Lá está também a unidade Tramontina Delta, fundada em 1998 para a produção de móveis de plástico injetado e rotomoldados. 

MAIS NOTÍCIAS