Saúde

Iniciada vacinação da população contra a Influenza em Garibaldi

Vacinas serão aplicadas nas Unidades Básicas de Saúde dos bairros Chácaras, São Francisco e Santa Terezinha
04/04/2022
Portal Adesso - Foto: Arquivo

     A 24ª Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe Influenza foi iniciada nesta segunda-feira (04), em Garibaldi. A campanha segue até o dia 03 de junho, sendo o dia D de mobilização social em 30 de abril. As vacinas serão aplicadas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos bairros Chácaras, São Francisco e Santa Terezinha, de segunda a sexta-feira das 8h às 11h e das 13h às 16h. 

     Nesta primeira etapa estarão contemplados os profissionais da saúde e idosos a partir dos 60 anos. Posteriormente serão imunizados os demais grupos prioritários. Para receber a imunização é necessária apresentação de carteira de vacinação e documento com foto. 

     De acordo com o Ministério da Saúde (MS) poderão ser aplicadas em concomitância com a Campanha da Influenza, as doses de Triviral (Sarampo, Rubéola e Caxumba). Até o dia 30 abril os profissionais da saúde estarão recebendo a dose nas Unidades, das 9h às 15h.

     A Influenza é uma doença viral de alta transmissão e afeta o sistema respiratório. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) os casos de influenza podem variar de quadros leves a graves, sendo que a transmissão acontece de pessoa para pessoa, por meio de gotículas respiratórias, através de espirros ou fala de um infectado para um suscetível ou também através de contato direto ou indireto com as secreções respiratórias ao tocar superfícies contaminadas e em seguida contatar olhos, nariz e boca.

     Os sinais e sintomas são variáveis: febre alta, seguida de dor muscular, dor de garganta, dor de cabeça, coriza e tosse.

     A Secretaria Municipal de Saúde solicita que os familiares de pessoas acamadas entrem em contato com a sua Unidade de Saúde de referência para realizar o agendamento da vacina contra a gripe e dose de reforço da Covid-19.

     Conforme orientação técnica, todas as pessoas acima de 12 anos não necessitam intervalo entre a dose contra a Covid-19 e a vacina da Influenza. Pessoas que tiveram diagnóstico positivo para Covid-19 necessitam 30 dias de intervalo para receber a imunização.


MAIS NOTÍCIAS