Geral

Entenda porque o feriado de Tiradentes recebe esse nome

Data é celebrada anualmente no dia 21 de abril, antecedendo o dia do Descobrimento do Brasil
20/04/2022
Portal Adesso - Foto: Reprodução

     O feriado de Tiradentes, comemorado anualmente no dia 21 de abril, é popularmente conhecido por ser uma data que antecede o dia do Descobrimento do Brasil, celebrado em 22 de abril. Mas, na prática, o significado do feriado apresenta fatores históricos fundamentais para a independência do país. 

     Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, era um militar no posto de Alferes e também atuou como dentista, em Minas Gerais. Ele, juntamente com outros inconfidentes, participou de uma das mais famosas revoltas do Brasil, a Inconfidência Mineira, ocorrida em 1789. Considerado um dos líderes do movimento, Tiradentes foi preso e passou por um julgamento pela tentativa de revolta, o qual durou três anos. Em 21 de abril de 1792, ele foi enforcado e esquartejado, tendo as partes do corpo espalhadas em diferentes trechos do Caminho Novo, estrada que ligava o Rio de Janeiro e Minas Gerais. 

     Executado como um criminoso, Tiradentes se transformou no primeiro herói brasileiro, logo após a Independência do Brasil, em 1822. Por conta disso, em 09 de dezembro de 1965, o dia 21 de abril (data do seu enforcamento) foi considerado feriado nacional pelo então presidente da República, Castelo Branco, por meio da Lei nº 4.897. A Lei também concedeu o título de "Patrono da Nação Brasileira" a Tiradentes.


MAIS NOTÍCIAS