Geral

Garibaldi recebe sistema que auxilia no tratamento da água

O sistema inovador está sendo implantado
27/05/2022 Em Garibaldi
Portal Adesso - Foto: Prefeitura/Divulgação
Anterior Próximo

  O município de Garibaldi está recebendo as primeiras instalações do sistema Wetland (banhado artificial) no entorno da barragem. As obras em execução estão sendo realizadas pela Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan).

  O serviço é o resultado de negociações entre a Prefeitura e a estatal com intuito de evitar a entrada de matéria orgânica na bacia de captação. A iniciativa atende a um antigo pleito de moradores do bairro Três Lagos, que sofrem com odores e proliferação de insetos na região. 

  De acordo com o secretário do Meio Ambiente, Anderson Dalla Rosa, os banhados artificiais, chamados de Wetlands, provêm de tanques de captação do material bruto e seu encaminhamento para um ambiente propício. Seria um primeiro tratamento da potabilidade da água para consumo humano, passando também pelo tratamento da Corsan.

  O andamento das obras depende das condições climáticas e a conclusão dos trabalhos deve ocorrer dentro deste ano. Ao todo, serão instalados três Wetlands para o tratamento de efluentes. 

  O sistema inovador, está sendo implementado pela primeira vez em Garibaldi. A tecnologia auxilia no tratamento e melhora da qualidade da água oferecida à população, sendo utilizada em países da Europa, Estados Unidos e China.


MAIS NOTÍCIAS