Educação

Biblioteca Pública de Bento promove projeto que incentiva a leitura

Atividade cultural atende Educação Infantil e Fundamental
02/06/2022 Em Bento Gonçalves
Assessoria de Comunicação da Prefeitura - Foto: Divulgação

   A necessidade de contar, de se expressar, de relatar, seja de forma oral ou escrita, expande as perspectivas imaginárias e reais. Contar histórias é inato a todas as culturas, povos e a cada um, pois fazem parte da interação do ser humano com o mundo, com a realidade e com o imaginário.  

   A  Biblioteca Pública Castro Alves de Bento Gonçalves está retomando o projeto “Era uma vez...”, que ficou parado por causa de uma pandemia. Direcionado para alunos de Educação Infantil e Fundamental, a ação tem o objetivo de estimular a imaginação e a leitura dos participantes.

   Essa atividade possibilita o aflorar do imaginário infantil, encontrar e criar novas ideias, descobrir o mundo, sentir emoções, desenvolvendo assim, todo o potencial da criança, levando-a a pensar e estimula também a criatividade e o senso crítico.

   Cláudia Refatti Benato, orientadora educacional,  ressalta que  "Ao contar uma história para uma criança, seja real ou imaginária, dá-se a oportunidade a ela de conhecer as lendas, histórias, contos e fatos de um determinado local. As histórias contadas ou lidas devem ser de interesse da criança, estimulando novas leituras, criatividade, ampliando a visão de mundo dos alunos, de uma forma prazerosa e mágica”.

   A atividade vai além do contar, com recursos como com bichos de pelúcia para interagir com as crianças. Dependendo da história, se utiliza fantoches ou fantasias e, depois da contação, é feito releitura através de quebra-cabeça. Após, é realizada uma visita guiada na Biblioteca, mostrando os espaços e divulgando seu acervo e serviços. 

   A bibliotecária Paula Porto ressalta que o projeto é um instrumento muito importante no estímulo à leitura, o desenvolvimento da linguagem, desperta o senso crítico e faz a criança sonhar e viajar pelos campos da imaginação. O convite está aberto a todos os educandários e instituições de ensino para agendar e participar desta atividade”.

  O Secretário de Cultura, Evandro Soares, salienta que “estamos muito felizes de poder retomar vários projetos que ficaram parados por causa da pandemia como o ‘Era uma vez...’. É um projeto que estimula a leitura e promove o acesso ao livro junto a nossa comunidade e a nossa rede escolar. ‘Era uma vez...’ é realizado dentro da Biblioteca, local por excelência de vida cultural, de busca de conhecimento e informação.’’

  Interessados devem realizar o agendamento diretamente com a Biblioteca Pública Castro Alves (54) 3452.5344.


MAIS NOTÍCIAS