Geral

Empresa abandona obra e ponte entre Bento e Garibaldi segue inacabada

Projeto do “Pontilhão Temático do Vale dos Vinhedos” deveria ter sido finalizado há cerca de um ano
01/08/2022 Em Bento Gonçalves
Portal Adesso - Imagens: Darlan Gomes
Anterior Próximo

     A ponte temática do Vale dos Vinhedos, na linha Garibaldina, entre Bento Gonçalves e Garibaldi, está há cerca de oito meses com as obras paradas. Com prazo para ser concluída em agosto de 2021, a empresa responsável abandonou a execução em dezembro do ano passado. 

     A falta de finalização dos serviços está ocasionando problemas para quem circula pelo local diariamente. Moradores relatam a existência de buracos, ferros e fiação expostos, bem como de um desnível entre a ponte e a estrada. 

     A obra, que iniciou em março de 2021, foi orçada em R$ 495.950,20, mas obteve um reajuste solicitado pela empresa contratada em dezembro de 2021, passando para um orçamento de R$ 564.860,31.

     No valor, está contemplada a elaboração do Projeto Arquitetônico Temático, com cabeceiras em concreto, contenções do tipo gabião, passeios, guarda corpo metálico, parreira temática, execução de escavações, detonações e aterros, pequenos trechos de pavimentação em pedra basáltica, sinalização viária, além de pequeno trecho de drenagem pluvial.

     Segundo a assessoria de imprensa da Prefeitura de Bento Gonçalves, a obra foi paralisada após ser realizada a inexecução contratual e multa da antiga responsável. Após a abertura de uma nova licitação, o projeto já conta com uma empresa vencedora para realizar a parte que falta. O processo está em análise pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (Ipurb) e depois segue para homologação, contrato e ordem de início.

     Ainda restam ser realizadas a pavimentação, a finalização da drenagem e do muro de gabião, o cercamento e a construção do guarda corpo. 


MAIS NOTÍCIAS