Esportes

GranFondo New York ocorre em outubro em Bento Gonçalves

Prova irá passar por Garibaldi, Carlos Barbosa, Farroupilha, Monte Belo do Sul e Santa Tereza
16/09/2022 Em Carlos Barbosa
Portal Adesso / Foto: divulgação

     Bento Gonçalves está se preparando para a chegada da etapa brasileira do GranFondo New York (GFNY), no dia 16 de outubro. A Capital Nacional do Vinho é o primeiro município gaúcho a sediar a prova, que irá passar pelas cidades de Carlos Barbosa, Farroupilha, Monte Belo do Sul, Garibaldi e Santa Tereza.

Com o propósito de alinhar os detalhes do evento, na quarta-feira (14), foi realizada uma reunião com as forças de segurança para definir os detalhes do trajeto e segurança dos atletas. O encontro ocorreu na Fundação Casa das Artes.

     Estiveram presentes o Prefeito Diogo Siqueira, prefeita de Santa Tereza, Gisele Caumo, secretário de Segurança Tenente-coronel Paulo César de Carvalho, secretário de Esportes e Desenvolvimento Social Eduardo Viríssimo, secretário de Turismo Rodrigo Ferri Parisotto e representantes dos Municípios. Além dos agentes das forças de segurança da Brigada Militar, 6º BCOM, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Rodoviária Estadual, Guarda Civil Municipal, Departamento de Trânsito e organizadores do evento Américo Silva e Ana Paula Cavalcanti.

     O GFNY já conta com cerca de 800 inscritos (entre amadores e profissionais) de diversas partes do mundo. Outro destaque fica por conta da modalidade Kids, que irá reunir, pelo menos, 150 crianças. A modalidade já conta com 70 inscritos e irá ocorrer no dia 15, antecedendo a grande prova.

     Realizado pela primeira vez em 2011, o GFNY surgiu a partir da edição inaugural promovida na maior cidade dos Estados Unidos. Desde então, a marca foi globalizada e, atualmente, já contabiliza mais de 100 edições, realizadas em 22 países, de quatro continentes, reunindo mais de 40 mil participantes e com estimativa de chegar à marca de 50 mil neste ano. O Brasil recebeu o desafio uma vez, em 2017, no estado do Rio de Janeiro. Agora reformulado, o GFNY retorna ao país sob a tutela da Global Sports Eventos Esportivos da CEO.

     GFNY em Bento Gonçalves

     O GFNY Bento Gonçalves terá dois tipos de percurso. No longo, de 143 km, a altimetria (contabilidade da distância vertical entre os pontos de partida e chegada) será de 2.963 metros. Na versão média, cujo percurso será de aproximadamente 80 km, o ganho de elevação chegará a cerca de 1.500 metros. A largada será às 7h, dia 16 de outubro, no Parque de Eventos. 


MAIS NOTÍCIAS