Política

Ex-vereadores e assessores de Bento Gonçalves são condenados por esquema de "rachadinha"

Segundo a denúncia, crimes teriam iniciado em 2008 e se estendido até 2013
07/12/2022 Em Bento Gonçalves
Adesso / Foto: divulgação

     Três ex-vereadores e três ex-assessores de Bento Gonçalves foram condenados pela Juíza de Direito, Fernanda Ghiringhelli de Azevedo, da 1ª Vara Criminal da Comarca de Bento Gonçalves, pelo crime de concussão, ou seja, quando o servidor exige vantagem indevida em razão do cargo que possui.

     Segundo a denúncia, os ex-vereadores Marcos Rodrigues Barbosa, Marlen Lucilene Pelicioli Ballotin e Vanderlei dos Santos, se beneficiaram dos cargos para exigirem o repasse ilegal de parte do salário de servidores que trabalhavam em seus gabinetes. Além disso, em alguns casos, os servidores com cargo em comissão, tinham que contratar empréstimo bancário em seus nomes para repassar os valores integralmente aos vereadores. O crime denunciado teve início em 2008 e teria se estendido até 2013.

     As ex-assessoras parlamentares , Iraci Manfroi, Marli Civardi e o pai da ex-vereadora Marlen Ballotin, Ari José Pelicioli, também foram condenados pelo crime.

     O ex-vereador Marcos Rodrigues Barbosa e Ari José Peliciolli, pai da ex-vereadora Marlen Ballotin, foram condenados a dois anos e quatro meses e o valor definido foi de 10 salários mínimos. Já a ex-assessora Iraci Manfroi foi condenada a dois anos e oito meses e a pagar dois salários mínimos.

     Por serem réus primários, a pena dos três será cumprida em regime aberto. Contudo, houve a substituição por penas restritivas de direitos, com prestação de serviços à comunidade e prestação pecuniária.

    Já a ex-vereadora Marlen Lucilene Pelicioli Ballotin foi condenada a cinco anos e oito meses. O ex-vereador Vanderlei dos Santos foi condenado a sete anos e oito meses. A ex-assessora Marli Civardi foi condenada a quatro anos e oito meses. Os três começarão o cumprimento das penas em regime semiaberto por serem réus primários.

 




 

MAIS NOTÍCIAS