Saúde

Garibaldi registra primeiro caso de dengue em 2023

Paciente já está recuperado e foi diagnosticado com quadro leve da doença
02/05/2023 Em Garibaldi
Portal Adesso

     A Secretaria de Saúde de Garibaldi confirmou, nesta terça-feira (2), o primeiro caso autóctone — quando a doença é adquirida na própria cidade — de dengue em 2023 no município. O paciente é residente do bairro Centro e já está assintomático e recuperado. O homem, de 38 anos, não foi hospitalizado, sendo diagnosticado com um quadro leve da doença, e, durante todo o período, foi acompanhado pelo Setor de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde. Ele apresentou os primeiros sintomas (febre, dor de cabeça e dor no corpo) no dia 15 de abril e procurou atendimento médico no dia 20 de abril. A coleta do exame de confirmação da doença ocorreu no dia 25 de abril, pois só pode ser realizada após o sétimo dia da doença, e foi encaminhada ao Laboratório Central de Saúde Pública do Estado do Rio Grande do Sul (Lacen) para análise.

     O município tomou todas as providências cabíveis para monitorar o paciente, seus familiares e vizinhos. A equipe de Controle da Dengue realizou o bloqueio viral no quarteirão do entorno da residência, realizando vistorias e conscientização.

Casos em 2023

     Garibaldi registrou 18 notificações de casos suspeitos de dengue, sendo 16 descartados, um confirmado e um suspeito. Conforme a equipe de Controle da Dengue, de janeiro a março, foram detectados 83 focos do mosquito Aedes aegypti, que foram eliminados. A secretária de Saúde, Clarisse Lagunaz, alerta que, em caso de suspeita, o paciente deve procurar o Pronto Atendimento Médico (PAM) para avaliação e, diante de suspeita clínica, receberá o devido tratamento. A vigilância epidemiológica será notificada para posterior coleta dos exames, conforme solicitação médica.

Sintomas da dengue

     Febre alta, entre 39°C e 40°C, com duração de dois a sete dias, dor atrás dos olhos, dor de cabeça, no corpo e nas articulações, mal-estar geral, náusea, vômito, diarreia, manchas vermelhas na pele com ou sem coceira, são os principais sintomas da dengue.

Crotalária

     Em Garibaldi, o combate ao Aedes aegypti ganhou uma nova aliada, a crotalária. A equipe de controle da dengue está plantando as sementes em lugares estratégicos e em locais propícios a criadouros e focos de mosquitos. A crotalária é originária da Índia e geralmente é usada como adubo verde em plantações e também no controle de pragas. Sua flor, de coloração amarela, exala um odor que atrai as libélulas, predadores naturais do mosquito Aedes aegypti.

Conscientização

     A Secretaria Municipal de Saúde também está realizando um trabalho de conscientização e sensibilização nas escolas municipais. Além disso, as equipes atuam na fiscalização dos focos de mosquito. Denúncias podem ser feitas pelo telefone: (54) 3462-8197.

Medidas de prevenção

      A melhor forma de prevenir da dengue é evitar focos do mosquito, eliminando reservatórios com água parada:

     - Retire os pratos dos vasos de plantas ou coloque areia até a borda dos pratos para evitar o acúmulo de água;

     - Livre-se de objetos que acumulam água;

     - Armazene as garrafas vazias, baldes e vasos com o gargalo para baixo;

     - Mantenha as caixas d’água, poços, barris e lixeiras bem vedados;

     - Mantenha as calhas desobstruídas e livres de folhas e galhos;

     - Trate piscinas com cloro;

     - Tenha cuidado com o lixo (amarre bem as sacolas, e deposite-as corretamente em lixeiras);

     - Outras medidas de proteção individual que podem ser adotadas são o uso de repelentes e inseticidas, a instalação de mosquiteiros e telas em portas e janelas.




MAIS NOTÍCIAS