Geral

Animais retornam à natureza após tratamento no Zoo

Universidade de Caxias do Sul mantém um atendimento especial
22/08/2023 Em Bento Gonçalves
Portal Adesso- Foto Gabriel Guerreiro Fiamenghi/ Divulgação
Anterior Próximo

     Animais que recebiam tratamento no Jardim Zoológico da Universidade de Caxias do Sul (Zoo da UCS) retornaram à natureza na região da Serra Gaúcha durante o mês de agosto. Duas corujas suindara (Tyto furcata) e um veado catingueiro (Mazama guazoubira) estavam sob cuidados da equipe do Zoo desde junho.

     Encaminhadas pela Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura do Estado do Rio Grande do Sul (SEMA), as corujas chegaram ainda filhotes ao Zoo da UCS. Mesmo sem ferimentos, por serem jovens demais, receberam acompanhamentos por cerca de dois meses, até completarem o seu desenvolvimento e estarem aptas para serem reintroduzidas à vida livre, sem os cuidados parentais. 

     Já o veado, encontrado no pátio de uma residência em Caxias do Sul, foi resgatado pela Patrulha Ambiental da Brigada Militar (PATRAM), que o conduziu ao Zoo. O animal chegou lesionado devido a um trauma causado por uma colisão com um muro, segundo a PATRAM. Foram constatadas diversas lesões na face do macho juvenil, que durante sua estadia passou por procedimento cirúrgico para estabilizar os ferimentos e tratamento clínico até que estivesse reabilitado e apto para retornar à natureza. Confira como foi a soltura.

     O médico veterinário responsável técnico pelo Zoo da UCS, Gabriel Guerreiro Fiamenghi, ressalta a importância do acolhimento que o Zoo proporciona e destaca a parceria com os órgãos ambientais, que resgatam os animais e os direcionam para atendimento. Ele explica que a equipe do zoológico mantém o mínimo de contato possível com os animais em tratamento, tanto para evitar laços afetivos quanto para potencializar significativamente as chances deles retornarem à natureza.

     A UCS é referência estadual no acolhimento de animais para tratamento, destinados, protocolarmente, pelos órgãos públicos. A Instituição, que mantém o Jardim Zoológico (JAZO) – inaugurado em 1997 – com recursos próprios, trabalha em projeto de modernização da infraestrutura do espaço, para o qual busca estabelecer parcerias públicas e privadas. Ele funciona como centro de recuperação e abrigo de animais silvestres apreendidos em cativeiro ilegal ou encontrados debilitados, feridos ou órfãos, que após avaliação e tratamento veterinário especializado podem permanecer no local, ser encaminhados para criadouros legalizados ou reintegrados à natureza.




MAIS NOTÍCIAS