Geral

Batalhão Ambiental da Brigada descobre lixão em Bento Gonçalves

Resíduos foram descartados junto ao Arroio do Pedrinho no interior
17/01/2024 Em Bento Gonçalves
Portal Adesso- Fotos Divulgação Brigada Militar
Anterior Próximo

     Durante fiscalização ambiental com uso de drone, equipes do 3º Batalhão Ambiental da Brigada Militar (3ºBABM), flagraram na segunda-feira (15) descarte ilegal de lixo em Bento Gonçalves.

     Os policiais militares inspecionavam uma Área de Preservação Permanente - APP, no interior do município, quando, através das imagens obtidas pelo drone flagraram o descarte irregular de resíduos sólidos em grandes proporções junto ao Arroio Pedrinho.

     A área era de difícil acesso e, na equipe do 3º BABM, estavam dois policiais militares aptos para a utilização de técnica de descida vertical (Rapel). Após a análise do local e estratégia de ação, dada a dimensão e proporção dos danos ambientais, os policiais militares, Soldado Peralta e Soldado Edegar, equipados com EPIs, realizaram a descida de aproximadamente 46 metros até a área afetada. 

     No local, foi possível constatar o descarte irregular de embalagens de agrotóxicos, mobílias, eletrodomésticos e diversos produtos e embalagens plásticas.

     A operação com utilização de Aeronave Remotamente Pilotada - RPA ou Drone tem como objetivo   potencializar, modernizar e otimizar as ações de polícia ambiental, permitindo aos policiais militares maior segurança, aumento de área de fiscalização e maior eficácia na operação policial.

     Diante do crime ambiental, foi lavrado um Boletim de Ocorrência Policial para apurar a responsabilização pelo dano ambiental. 


MAIS NOTÍCIAS