Saúde

Carlos Barbosa implanta o sistema de armadilhas ovitrampas

Foram colocadas 50 unidades em vários pontos do Município
14/03/2024 Em Carlos Barbosa
Portal Adesso- Fotos: Prefeitura de Carlos Barbosa
Anterior Próximo

     Nos dias 13 e 14 de março, uma equipe especializada em controle de arboviroses da 5ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) está em ação no Município, com o objetivo de coordenar a instalação estratégica de armadilhas de ovitrampas, uma medida crucial no combate ao transmissor de doenças como a dengue, zika e chikungunya.

     Ao todo, serão colocadas 50 unidades dessas armadilhas, distribuídas por todo o território municipal. A finalidade desses dispositivos é detectar precocemente a presença do mosquito Aedes aegypti, permitindo uma resposta ágil e eficaz por parte das autoridades de saúde.

     A adesão do município a este programa de implantação das armadilhas foi formalizada por meio da Nota Técnica n°33/2022-CGARB/DEIDT/SVS/MS. 

     Além da instalação das armadilhas, a equipe da 5ª CRS estará disponível para orientar e capacitar os profissionais de saúde locais, garantindo uma implementação eficaz e uma vigilância contínua das armadilhas ao longo do tempo.

     Conforme ressalta a chefe de serviço de vigilância de saúde e vetores, Dalvana Varlett: “A participação de todos é fundamental para o sucesso desse sistema de armadilhas. Contamos com o apoio e colaboração de cada cidadão para garantir a eficácia dessa medida de combate à proliferação do mosquito Aedes aegypti.”

     Diante do cenário atual, é essencial que a comunidade esteja atenta aos cuidados preventivos, como eliminação de criadouros e proteção pessoal contra picadas de mosquitos. A colaboração de todos é fundamental para manter nossa cidade livre dessas doenças e garantir o bem-estar de todos os cidadãos.


MAIS NOTÍCIAS